top of page
banner_178 x66 mm_Voz Ribatejana_compressed-page-001_edited.jpg
Campanha Vale+_jul2024-2.jpg
Banner LPCC-2.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Quinze associações e empresário contra proposta da IP


“Partir Vila Franca e Alhandra ao meio não é solução” é a principal constatação de um grupo de associações e empresários vila-franquenses que reuniram, na semana passada, no Clube Taurino para discutir as propostas da Infraestruturas de Portugal (IP) para a modernização da Linha do Norte.


Em missiva enviada ao presidente da Câmara vila-franquense defendem que é preciso estudar alternativas. “Serão destruídos imóveis de valor histórico e patrimonial, espaços de referência para os cidadãos, paisagens e ruas carregadas de memórias e palco de eventos de elevado valor simbólico e afetivo e, para cúmulo, o acesso ao Tejo será extraordinariamente dificultado.


Em suma, a ocorrer a intervenção projetada, a cidade e a vila deixarão de ser o que são, verão ainda mais ferida a sua identidade e os cidadãos verão destruídos os seus direitos a usufruir plenamente das suas terras e do seu rio”, sublinham os participantes, que “estranham” que “não tenham sido apresentados estudos relativos a traçados alternativos que foram sendo apontados, como o que levaria a linha do comboio de alta velocidade para oeste destas localidades, o que faria terminar a alta velocidade a norte de Vila Franca, o afundamento da via (a atual e a futura), ou os que levariam a linha para o lado esquerdo do Tejo ou a colocariam sobre estacas ao longo do rio”.


“Nenhuma decisão deste tipo pode ser tomada sem o cabal esclarecimento sobre as hipóteses estudadas e sem que a população se pronuncie após um debate sério, informado e amplo”, concluem os 15 intervenientes. A reunião realizada no Clube Taurino Vilafranquense juntou outras associações locais como a Santa Casa da Misericórdia, a Associação de Tertúlias Tauromáquicas do Concelho, a Casa do Forcados e o Núcleo da Liga dos Combatentes e contou, também, com a participação de um empresário da restauração do Cais de Vila Franca.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


anuncio-ajustado.jpg
cartaz_mupi_grcbr-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheitas julho 2024 PSIRIA.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 1360 A)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (938 850 664), Nuno Sousa (967 755 664)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (25 números) 18 euros - Resto da Europa - 1 ano 50 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

bottom of page