top of page
voz_ribatejana_25abril_comemor.municip.27x4cm.jpg
festival-arroz-carolino-2024.png
XiraSoundFest24_Voz Ribatejana_17,8x6,6cm(1).jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Quinze associações e empresário contra proposta da IP


“Partir Vila Franca e Alhandra ao meio não é solução” é a principal constatação de um grupo de associações e empresários vila-franquenses que reuniram, na semana passada, no Clube Taurino para discutir as propostas da Infraestruturas de Portugal (IP) para a modernização da Linha do Norte.


Em missiva enviada ao presidente da Câmara vila-franquense defendem que é preciso estudar alternativas. “Serão destruídos imóveis de valor histórico e patrimonial, espaços de referência para os cidadãos, paisagens e ruas carregadas de memórias e palco de eventos de elevado valor simbólico e afetivo e, para cúmulo, o acesso ao Tejo será extraordinariamente dificultado.


Em suma, a ocorrer a intervenção projetada, a cidade e a vila deixarão de ser o que são, verão ainda mais ferida a sua identidade e os cidadãos verão destruídos os seus direitos a usufruir plenamente das suas terras e do seu rio”, sublinham os participantes, que “estranham” que “não tenham sido apresentados estudos relativos a traçados alternativos que foram sendo apontados, como o que levaria a linha do comboio de alta velocidade para oeste destas localidades, o que faria terminar a alta velocidade a norte de Vila Franca, o afundamento da via (a atual e a futura), ou os que levariam a linha para o lado esquerdo do Tejo ou a colocariam sobre estacas ao longo do rio”.


“Nenhuma decisão deste tipo pode ser tomada sem o cabal esclarecimento sobre as hipóteses estudadas e sem que a população se pronuncie após um debate sério, informado e amplo”, concluem os 15 intervenientes. A reunião realizada no Clube Taurino Vilafranquense juntou outras associações locais como a Santa Casa da Misericórdia, a Associação de Tertúlias Tauromáquicas do Concelho, a Casa do Forcados e o Núcleo da Liga dos Combatentes e contou, também, com a participação de um empresário da restauração do Cais de Vila Franca.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Comentários


300x250px_banner.png
15 Caminhada Amor do Peito-page-001-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Cartaz 24 de maio vs.jpg
bottom of page