top of page
banner_178 x66 mm_Voz Ribatejana_compressed-page-001_edited.jpg
Campanha Vale+_jul2024-2.jpg
Banner LPCC-2.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Qualidade do ar melhora no concelho de Vila Franca


Um estudo de reavaliação da qualidade do ar no concelho de Vila Franca de Xira divulgado, na semana passada, em Alverca, conclui que nos últimos 17 anos as condições ambientais relacionadas com o ar que respiramos registaram alguma melhoria.


Os especialistas concluem também que as zonas de tráfego rodoviário mais intenso são que as têm pior qualidade do ar. Os resultados do Estudo de Reavaliação da qualidade do Ar no Concelho de Vila Franca de Xira foram divulgados, no dia 20, no Jardim Municipal José Álvaro Vidal de Alverca.


Concluem, em termos gerais, que “a qualidade do ar no concelho de Vila Franca de Xira melhorou entre 2005 e 2022, verificando-se uma melhoria dos níveis de Dióxido de azoto e Dióxido de enxofre na atmosfera em 2020-2022, face a 2005”.


As conclusões do estudo foram apresentadas pelo coordenador científico do estudo, professor Francisco Ferreira, numa sessão em que participou também Marina Tiago, vice-presidente da Câmara vila-franquense, com responsabilidades no pelouro do Ambiente.


O estudo, elaborado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, teve como principal objetivo “atualizar a monitorização efetuada no ano de 2005, considerando as novas variáveis, tais como a introdução de 10 novos pontos de avaliação distribuídos pelo concelho, a realização de campanhas de monitorização com recurso ao laboratório móvel de qualidade do ar em três locais selecionados, assim como a existência da Estação de Monitorização da Qualidade do Ar (EQA) em Alverca”.


No essencial, o estudo conclui que “houve uma redução de partículas poluentes, como o Dióxido de azoto (NO₂) e Dióxido de enxofre (SO₂), sendo os valores mais elevados de NO₂ correspondentes a locais sob influencia direta de tráfego rodoviário. Todos estes valores encontram-se abaixo dos limites legais impostos”.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Kommentarer


anuncio-ajustado.jpg
cartaz_mupi_grcbr-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheitas julho 2024 PSIRIA.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

bottom of page