Jorge Talixa
Problemas da saúde em foco no Carnaval de Alhandra
Com sete carros alegóricos e dez grupos de pé, o Carnaval de Alhandra promete muita animação. A tradição está bem viva na vila e na união de freguesias e o Carnaval alhandrense pretende assumir-se como o carnaval do concelho de Vila Franca de Xira.
Já na manhã de sexta-feira desfilam os mais pequenos no cortejo escolar e, nos dias 19 e 21 (15h00), será a vez do corso carnavalesco, onde os problemas nos serviços de saúde serão o tema principal. “As pessoas já estão habituadas ao Carnaval.
A pandemia teve alguma influência, somos todos voluntários, mas já passou a pandemia e já ninguém pensa nisso”, sublinha António Tavares, vice-presidente e coordenador da Comissão do Carnaval de Alhandra, que integra também o presidente da Sociedade Euterpe Alhandrense e mais cinco elementos.
“É uma comissão da Euterpe que, depois, tem esta malta que se junta e que gosta do Carnaval”, acrescenta António Tavares, que leva já mais de 20 anos de ligação ao Carnaval de Alhandra neste formato, mas que já participava anteriormente nos festejos carnavalescos. “Nestes últimos anos, o Carnaval tem-se desenvolvido.
Este ano vai ser muito idêntico aos anos anteriores. Esperamos que o tempo nos ajude a termos um bom Carnaval, porque precisamos sempre de bom tempo. As entradas é que nos ajudam a ganhar algum dinheiro para podermos, depois, fazer novamente o carnaval no ano seguinte.
Se chove desequilibra um bocado as coisas”, salienta António Tavares. Para este ano estão previstos sete carros alegóricos e dez grupos de pé, na sua grande maioria organizados por habitantes da União de Freguesia de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz.
Os reis do Carnaval de Alhandra são os professores de ginástica Bruno Tavares e Madalena Veiga e, a exemplo dos anos anteriores, no desfile de terça-feira participa, também, um grupo de Arruda dos Vinhos.
Os temas dos carros alegóricos e dos grupos são muito variados, mas os problemas de funcionamento dos serviços de saúde e em especial da Unidade de Saúde de Alhandra vão ser o tema principal do Carnaval alhandrense de 2023.
Os festejos carnavalescos culminam na noite de dia 22 com o Enterro do Santo Entrudo e fogo de artifício.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
コメント