top of page
banner_178 x66 mm_Voz Ribatejana_compressed-page-001_edited.jpg
festival-arroz-carolino-2024.png
Voz Ribatejana_DiaCrianca24_175x66mm.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Presidente da Câmara promete manter SMAS em Vila Franca


O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) mostra-se preocupado e contra a eventual integração dos serviços de águas e saneamento de seis municípios da região em empresas do grupo Águas de Portugal. O presidente da Câmara já garantiu que os SMAS vão manter-se em Vila Franca de Xira.


O STAL denunciou a situação e tem organizado plenários de trabalhadores para discutir o problema. O assunto foi, também, colocado na última sessão camarária de Vila Franca de Xira por duas funcionárias dos SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento) e o presidente da autarquia, Fernando Paulo Ferreira, assegurou que enquanto estiver no cargo os SMAS vão-se manter no actual formato.


Elsa Arruda, funcionária dos SMAS e dirigente do STAL, observou que circulam notícias sobre a eventual integração dos SMAS na Águas do Tejo Atlântico e na AdP. “Se o PS tem sido tão expedito a receber competências do Governo na educação e na saúde como é que de repente pensa nesta estratégia de deitar fora serviços que são municipais por excelência?”, questionou.


Já Maria de Jesus Pinto, trabalhadora dos SMAS de Vila Franca há 36 anos e dirigente do STAL, lembrou as origens e os mais de 60 anos dos SMAS vila-franquenses. “Actualmente mais de 100 trabalhadores dos SMAS tratam da água e abastecem toda a população, bem como tratam do saneamento.


Nos últimos tempos fomos confrontados com notícias que nos preocupam, sobre uma entrega dos SMAS ao Grupo AdP”, considerando que essa reestruturação seria “o abrir das portas à privatização, com implicações não só nos trabalhadores, mas também na população com os aumentos das tarifas”.


Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, disse, depois, que não tinha dúvidas que estas munícipes vão continuar a trabalhar nos SMAS de Vila Franca de Xira. “Enquanto eu aqui estiver não haverá alteração nenhuma, especialmente no que diz respeito à factura que chega à casa das pessoas.


Não vai haver alteração nenhuma, não haverá nenhuma alteração nos SMAS”, reafirmou Fernando Paulo Ferreira, assegurando que “continuaremos a trabalhar como até aqui”. “Os SMAS não são uma empresa, são um serviço municipal absolutamente integrado na Câmara de Vila Franca de Xira.


E é nesse contexto de trabalho dos SMAS que continuaremos a executar o seu trabalho dentro deste contexto municipal”, afiançou o presidente da Câmara.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Comments


03_Eleicoes_Europeias_Imprensa_Digital_Regional_300x250.jpg
Mercado Medieval 2024-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Cartaz 24 de maio vs.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

bottom of page