top of page
banner_178 x66 mm_Voz Ribatejana_compressed-page-001_edited.jpg
Campanha Vale+_jul2024-2.jpg
Banner LPCC-2.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Petição exige “alternativas” para a quadruplicação


O Movimento de Defesa de Vila Franca e Alhandra (MDVFA) lançou uma petição que reclama o estudo e apresentação de alternativas para a quadruplicação da Linha do Norte entre Alhandra e Vila Franca.


O documento pode ser subscrito online e presencialmente em dezenas de estabelecimentos destas duas localidades que aderiram à iniciativa. Quando estiver concluída, a recolha de assinaturas será enviado ao Presidente da Assembleia da República e, se atingir os 4 mil subscritores, poderá ser mesmo discutida em plenário parlamentar.


“O projeto ferroviário de “modernização” da Linha do Norte apresentado pela Infraestruturas de Portugal (IP) para o troço de via férrea Castanheira-Alverca conta com uma ampla oposição das populações de Vila Franca de Xira e de Alhandra, bem como daqueles que cá trabalham ou nos visitam”, salienta a petição, considerando que “o referido projeto irá destruir estas duas localidades tal como as conhecemos, com impactos muito negativos no ambiente, no património, na qualidade de vida, na estrutura urbana e nos espaços de referência para os moradores”.


Por isso, os autores da petição solicitam a “atenção e intervenção” da Assembleia da República, “levando este tema a debate, tendo em conta as aspirações das populações destas duas freguesias”. A petição reclama a suspensão imediata do atual projeto de quadruplicação da linha e a apresentação de alternativas ao atual projeto, e respetivos estudos de impacto ambiental, cultural, social e de custos.


No entender dos promotores da recolha de assinaturas, os estudos de alternativas deverão incluir a possibilidade de enterramento da linha na malha urbana de Vila Franca de Xira, o estudo de traçados autónomos alternativos da Alta Velocidade fora do canal da linha do Norte e/ou a possibilidade de terminar a linha de Alta Velocidade a Norte de Vila Franca de Xira.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Comments


anuncio-ajustado.jpg
cartaz_mupi_grcbr-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheitas julho 2024 PSIRIA.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

bottom of page