• Jorge Talixa

Onda de calor aumenta procura das urgências


A onda de calor que Portugal viveu nas duas últimas semanas poderá ter contribuído para um aumento significativo da mortalidade. A Direcção-Geral de Saúde atribui 1063 óbitos a questões ligadas ao excesso de calor. Na região não há números disponíveis, mas a procura da urgência do Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) aumentou quase 10 por cento na semana de 11 a 17 de Julho.


De facto, segundo fonte hospitalar, o Serviço de Urgência Geral do HVFX registou, na semana de 11 e 17 de julho, um total de 2409 atendimentos, mais 163 atendimentos do que na semana anterior. Entre os dias 4 e 10 de junho o Hospital de Vila Franca realizara 2246 atendimentos no Serviço de Urgência Geral. “A avaliação das causas dos óbitos, nomeadamente a sua eventual associação à recente onda de calor, é da competência da Direção Geral da Saúde”, acrescenta a mesma fonte.


A Direcção-Geral de Saúde recomenda, para os dias de maior calor, a utilização de roupa solta que cubra a maior parte do corpo e de óculos de sol com proteção ultravioleta; a procura de ambientes frescos e arejados ou climatizados e que se evite a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas.


Recomenda, ainda, o aumento da ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem açúcar, que se evite o consumo de bebidas alcoólicas, refeições leves e mais frequentes, que se evitem actividades que exijam grandes esforços físicos e a escolha das horas de menor calor para viajar de carro.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Tags:

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações