Jorge Talixa
Novo centro de saúde de 5 milhões avança na Póvoa
A construção de uma nova Unidade de Saúde, orçada em 5, 33 milhões de euros, vai avançar na cidade da Póvoa de Santa Iria (zona do Casal da Serra). A obra será parcialmente comparticipada com fundos do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e o respectivo contrato de financiamento foi assinado, no dia 4 de junho, nas instalações do Infarmed.
Na cerimónia estiveram presentes o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, e os ministros da Saúde e da Coesão Territorial, Ana Paula Martins e Manuel Castro Almeida. Também os municípios de Arruda dos Vinhos, Azambuja e Salvaterra de Magos vão beneficiar de investimentos significativos na área da saúde.
“O novo Centro de Saúde da Póvoa de Santa Iria vai reforçar a resposta em equipamentos de cuidados de saúde primários naquela freguesia, com uma população de 17.500 utentes (dados da ARSLVT). O prazo de execução do projeto é 30 de Junho de 2026, com um custo total estimado de 5, 338 milhões de euros, sendo que o PRR poderá financiar até ao limite máximo de 3, 048 milhões de euros”, explica a Câmara de Vila Franca de Xira.
O tema foi abordado na última sessão camarária de Vila Franca de Xira, onde a oposição tem sublinhado que não basta construir novas instalações e que é preciso garantir que haverá, depois, médicos, enfermeiros e assistentes operacionais suficientes para o funcionamento do novo centro de saúde.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments