“Mês da Enguia” de Salvaterra promove gastronomia em 20 restaurantes
- Nuno Sousa
- 24 de fev.
- 2 min de leitura

Fotos de Carlos Moita Pedroso
A edição 2025 do “Mês da Enguia” de Salvaterra de Magos junta 20 restaurantes aderentes, mais três do que no ano transacto. A campanha, uma das mais emblemáticas e procuradas na região ribatejana, foi apresentada no auditório do Cais da Vala.
O regresso da prestigiada “Cabana dos Parodiantes” é uma das principais novidades, numa iniciativa que envolve também um programa alargado de animação com feira de artesanato e produtos tradicionais, espectáculos diversos e múltiplas actividades culturais e desportivas.
Hélder Manuel Esménio, presidente da Câmara de Salvaterra, salientou o impacto “cada vez maior” deste certame na economia local, congratulando-se ao ver, doze anos após a sua primeira tomada de posse, “um evento cada vez mais enraizado, e abrangente, na defesa da identidade da região, ao nível do seu património, tradições e produtos”.

O autarca do PS registou com agrado, “até devido às dificuldades com que se deparam em arranjar mão-de-obra disponível para trabalhar no sector, o aumento de restaurantes aderentes à iniciativa, de dezassete no ano transacto, para os vinte deste ano”, realçando também o regresso de um estabelecimento emblemático da região, a “Cabana dos Parodiantes”, que reabriu as suas portas com nova gerência.
Estão também envolvidos, agora, catorze alojamentos locais (eram doze), quatro produtores de vinho e licores, dois operadores turísticos, e a continuação das parcerias com a Orivárzea (produtor do arroz Bom Sucesso), Centro de Emprego e Formação Profissional e Escola Profissional de Salvaterra de Magos.
Seguiu-se a intervenção do representante da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Pedro Beato, que começou por “saudar a força e vigor após 29 edições, que o Mês da Enguia em toda a sua envolvência, apresenta a cada ano que passa, na defesa do património e tradições da região”.

Referiu, também, que uma das prioridades da ERT será em concertação, já a decorrer, com o município, “o encontrar soluções para o incremento da oferta hoteleira na região, permitindo assim um maior leque de opções aos visitantes, numa perspectiva de permanecerem e usufruírem por mais tempo das iniciativas promovidas.”
Seguidamente tomou a palavra a chef e formadora Noélia Costa, da Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM), que destacou a parceria de há muito entre o município e a EPSM, nesta iniciativa, “continuando a ser, e cada vez mais, prioridade, dar a conhecer receitas, e confecções tradicionais, da enguia e outros produtos tradicionais da região, procurando ao mesmo tempo a inovação.”

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana