Marcações no Atendimento Complementar da Póvoa mudam a 1 de Março
A partir de 1 de Março, as marcações de consultas no Atendimento Complementar da Póvoa de Santa Iria só poderão ser feitas após contacto com a Linha de saúde SNS 24. A medida pretende evitar as filas e as situações de pessoas que esperam largas horas para conseguir uma consulta.
A nova Unidade Local de Saúde (ULS) do Estuário do Tejo garante que quem necessitar efectivamente terá consulta marcada num prazo de 12 a 24 horas. "Considerando que o Atendimento Complementar é dirigido a doença aguda, o utente deverá ligar ao SNS 24 através do número 808 24 24 24 e seguir as indicações que lhe são dadas", explica a Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo, que serve os concelhos de Alenquer, Arruda, Azambuja, Benavente e Vila Franca.
Até aqui, o Atendimento Complementar da Póvoa era a principal alternativa indicada para os cerca de 70 mil utentes do concelho de Vila Franca de Xira que não têm médico de família atribuído. Segundo a ULS, após o contacto com a Linha SNS24, se a indicação for de seguimento para os cuidados de saúde primários (centros de saúde), “o utente será contactado pelos serviços centrais da ULSETejo, que irão proceder à marcação da consulta”.
A implementação desta alteração no procedimento de marcação de consultas no Atendimento Complementar da Póvoa de Santa Iria “é o primeiro passo de uma série de medidas que, nesta primeira fase, permitirá acabar com as filas de espera e eliminar as deslocações dos utentes durante a madrugada para junto da porta do Centro de Saúde da Póvoa de Santa Iria”, sustenta a Unidade Local de Saúde.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana