• Jorge Talixa

Homenagem ao campino marca sábado do Colete Encarnado


O sábado do Colete Encarnado é, tradicionalmente, o dia mais dedicado ao campino. As actividades desenvolvem-se ao longo do dia e culminam com a homenagem no Largo da Câmara. Joaquim Salvaterra é, este ano, o campino escolhido pelos seus pares para receber o Pampilho de Honra.

O programa arrancou pelas 10h00 com concentração de campinos e deposição de coroa de flores junto ao Monumento ao Campino – nestes 90 anos do Colete Encarnado participam cerca de 70 campinos oriundos de todo o Ribatejo e de algumas áreas do Alentejo.

Seguiu-se o desfile até ao Largo 5 de Outubro (com algumas dificuldades no controle policial do trânsito) e, junto à Praça de Toiros Palha Blanco, decorreram as tradicionais de corridas de campinos. A tarde de sábado é preenchida com a Homenagem ao Campino (16h00);

o desfile de campinos, cavaleiros, amazonas e tertúlias e mais uma espera e largada de toiros (18h30). Joaquim Salvaterra, natural de Santo Estevão (Benavente), tem 87 anos e dedicou 40 anos da sua vida à campinagem. À noite destaque para os concertos, para a sardinha assada e para a garraiada na Palha Blanco.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana


Tags:

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações