top of page
voz_ribatejana_25abril_comemor.municip.27x4cm.jpg
CMB 252x115-2.jpg
XiraSoundFest24_Voz Ribatejana_17,8x6,6cm.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Festival da Águia celebra natureza da região


As águias-de-bonelli vão estar em destaque no Festival LxAquila, que se realiza na região ribatejana já nos dias 9 e 10 de Setembro. A iniciativa, promovida pela Companhia das Lezírias e pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), inclui diversas actividades no Espaço de Observação e Visitação de Aves (EVOA) e tem inscrições (gratuitas), até 4 de setembro, em www.spea.pt/life-lxaquila.


Organizado no âmbito do projeto LIFE LxAquila, o festival decorrerá nos espaços da Companhia das Lezírias (concelhos de Benavente e Vila Franca de Xira), com atividades como sessões de observação de aves no EVOA, workshops de identificação de rapinas e anilhagem de aves e uma demonstração de como os cães da GNR detetam situações de uso ilegal de veneno, que ameaça muitas espécies selvagens.


Os participantes poderão ficar, também, a conhecer as ações desenvolvidas no terreno para proteger a águia-de-bonelli desde a gestão sustentável do território ao fomento de presas como o coelho-bravo. Do programa constam ainda mesas redondas dedicadas a temas da atualidade. No dia 9, será debatido o tema “Alterações climáticas, e agora? Caminhos para uma gestão sustentável”.


Já no 10 falar-se-á de “Educação Ambiental num mundo em mudança”. Miúdos e graúdos serão também convidados a voar como águias, através de uma experiência de Realidade Virtual. Para os mais novos haverá ainda o “Ninho das Águias”, um espaço inteiramente dedicado à próxima geração, com teatro, hora do conto, e atividades ludicopedagógicas para crianças dos 4 aos 12 anos.


O Festival é organizado pela Companhia das Lezírias e pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), no âmbito do projeto LIFE LxAquila. O projeto, cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia, procura proteger a águia-de-bonelli na Área Metropolitana de Lisboa.


“A mais pequena e discreta das três grandes águias que ocorrem em Portugal, a águia-de-bonelli (ou águia-perdigueira) é uma espécie geralmente esquiva, mas nesta região vive excecionalmente perto das pessoas, o que a deixa especialmente vulnerável”.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


תגובות


300x250px_banner.png
Bombeiros VFX2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 16 de abril ESFC vs.jpg
bottom of page