Feira das Tertúlias tem novidades e mais espaços
- Jorge Talixa
- 1 de mai.
- 2 min de leitura

A sexta edição da Feira das Tertúlias de Vila Franca de Xira decorre já de sexta-feira a domingo. O certame promovido pela Associação das Tertúlias Tauromáquicas do Concelho de Vila Franca de Xira promete mais gastronomia e mais animação e terá algumas novidades como o intercâmbio com tertúlias de outros sete concelhos e regiões do País, as largadas no interior da Palha Blanco e o colóquio sobre “O Outro Lado da Tauromaquia”.
Organizada pela Associação das Tertúlias Tauromáquicas do Concelho de Vila Franca de Xira (ATTCVFX) com o apoio da Câmara e da Junta vila-franquenses, a iniciativa tem um programa bastante mais preenchido do que em anos anteriores. “Para esta sexta edição da Feira das Tertúlias pensámos manter o que tem sido bem feito ao longo das feiras anteriores e tentar melhorar noutras situações que têm corrido menos bem.
O objectivo é envolver as tertúlias, proporcionando uma forma de participarem nesta que é a sua festa”, sublinha Guilherme Nunes, presidente da ATTCVFX, em declarações ao Voz Ribatejana, frisando que haverá algumas novidades, desde logo com um novo “lay-out” (distribuição dos espaços) da feira, deslocando os palcos para outros sítios e procurando maximizar as condições de visualização dos espectáculos.
Outra novidade é o regresso das largadas de toiros (sexta às 19h00 e sábado às 17h00) ao interior da Praça Palha Blanco. “Vamos voltar a ter as largadas dentro da praça, onde vamos ter também demonstrações da Escola de Toureio José Falcão e do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira”, sustenta Guilherme Nunes, frisando que o Largo 5 de Outubro não será ocupado, libertando mais espaço para estacionamento. A entrada nas largadas será totalmente gratuita.
Outra novidade da Feira das Tertúlias 2025 é o facto de não haver o tradicional desfile de tertúlias na manhã de sábado. A ideia é reforçar o Desfile da “Corrida das Tertúlias”, na tarde de domingo (15h00), em que para além da Banda do Ateneu Artístico Vilafranquense e dos cavaleiros e grupos de forcados que participam na corrida, também as tertúlias de Vila Franca de Xira estão convidadas a participar no desfile entre o Largo da Câmara e a Praça de Toiros.
“Vamos fazer um desfile diferente, com as tertúlias também a acompanharem. É uma forma de promover a nossa terra, que é uma terra aficionada. As tertúlias vão entrar também na praça de toiros, fazer uma espécie de cortesias em praça e depois saem”, explica Guilherme Nunes.
Animação reforçada
Depois, a Associação de Tertúlias vila-franquense aposta num programa de animação bastante reforçado, distribuído pelos palcos Principal e das Tertúlias. Na sexta-feira haverá Noite Branca, em que uma peça de roupa branca dará vantagens nas bebidas. “Tivemos a preocupação de manter e de aumentar a qualidade dos artistas.
Sexta-feira com os Sonido Andaluz, sábado com Miguel Azevedo e domingo com noite de fados. Está tudo reunido para que sejam noites bastante agradáveis”, salienta o presidente da ATTCVFX, que espera que o tempo ajude no fim-de-semana da Feira das Tertúlias.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana