top of page
voz_ribatejana_25abril_comemor.municip.27x4cm.jpg
festival-arroz-carolino-2024.png
XiraSoundFest24_Voz Ribatejana_17,8x6,6cm(1).jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Feira das Tertúlias tem mais espaço e mais animação


A 5a. edição da Feira das Tertúlias de Vila Franca de Xira realiza-se já de 3 a 5 de Maio. A grande festa das tertúlias vila-franquenses tem, este ano, mais espaço, mais animação e volta a debater o papel das tauromaquias populares, juntando representações de 16 municípios com tradições taurinas de Portugal e Espanha.


Com um programa mais alargado e diversificado e mais espaços dedicados a expositores e tasquinhas gastronómicas, a edição 2024 da Feira das Tertúlias de Vila Franca de Xira realiza-se no Largo dos Forcados e numa parte significativa do Parque Urbano do Cevadeiro.


A iniciativa da Associação das Tertúlias Tauromáquicas do Concelho de Vila Franca de Xira (ATTCVFX) tem vindo a crescer paulatinamente e espera reunir este ano mais visitantes. A direcção da ATTCVFX ainda chegou a equacionar a possibilidade de acrescentar mais um dia à feira, mas acabou por se fixar nos três dias habituais de sexta a domingo.


O programa está, no entanto, bastante mais preenchido e o próprio espaço da feira cresce no interior do parque do Cevadeiro onde, entre outras actividades, estarão as tasquinhas gastronómicas. Guilherme Nunes, presidente da ATTCVFX, realça o envolvimento das tertúlias vila-franquenses e o apoio do comércio local, das autarquias e de diversas entidades locais como a Misericórdia de Vila Franca, a Tauroleve e os Bombeiros.


Já a gastronomia contará com cinco tasquinhas no interior do Parque do Cevadeiro, quatro de restaurantes locais e uma da própria Associação de Tertúlias. “Contactámos restaurantes de Vila Franca e chegámos ao fim com quatro restaurantes a mostrarem-se disponíveis. Serão assim quatro restaurantes mais a nossa tasquinha, que vão servir diariamente os principais sabores da nossa gastronomia.


Haverá também mais mesas e sombras e também vamos ter mais caixas para dar mais vazão ao afluxo que tivermos de pessoas”, acrescenta o presidente da ATTCVFX, frisando que esta área gastronómica será deslocada para o interior do Cevadeiro, criando ali um largo onde as pessoas podem apreciar a gastronomia e conviver e onde ficará o chamado “palco das tertúlias”.


A animação e o envolvimento das tertúlias é outra das preocupações e o tradicional desfile de tertúlias volta a realizar-se na “manhã” de sábado. Não será bem na manhã porque, a pedido de diversas tertúlias, o desfile foi deslocado do habitual horário das 10h30 para as 12h00.


Afinal é preciso recuperar da primeira noite da festa. No domingo à tarde haverá, também, o desfile de participantes na Corrida de Toiros das Tertúlias. As largadas de toiros são outro dos atractivos da Feira das Tertúlias. Tal como no ano passado haverá três largadas no Largo 5 de Outubro (19h00 de sexta, 17h00 de sábado e 10h30 de domingo).


Os toiros são contratados pela Câmara de Vila Franca de Xira, que assegura também a logística das largadas e da sua organização. A programação de concertos da Feira das Tertúlias também foi reforçada e Guilherme Nunes garante que há uma preocupação, por um lado, de diversificar e, por outro, de tentar atrair ainda mais jovens ao certame.


Assim, haverá desde concertos de música dos anos 80 até concertos com Miguel Bravo e grupos como os Al Compaz e os Baila Maria, que no ano passado tiverem muito sucesso. “E, depois, vamos ter, no domingo, para encerrar a festa, através da Associação Clube do Fado de Vila Franca, uma noite de fado”, conclui.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Comentarios


300x250px_banner.png
15 Caminhada Amor do Peito-page-001-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Cartaz 24 de maio vs.jpg
bottom of page