top of page
image001.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
anuncio_voz_ribatejana-1-page-001.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Feira afirma Vila Franca como “capital das tertúlias”


A quarta edição da Feira das Tertúlias de Vila Franca de Xira realiza-se já de 5 a 7 de Maio, com um programa bastante mais ambicioso do que as edições anteriores, que se vai estender também por uma parte do Parque Urbano do Cevadeiro.


As novidades são muitas, desde o reforço da ligação ao campo com exposição de empresas da Lezíria até ao I Encontro de Tauromaquia Popular Ibérica, passando também por um fórum de debate do toureio a pé e por passeios de charrete.


Não faltarão, também, actividades para os mais pequenos, haverá tasquinhas, muita animação musical, largada e corrida de toiros. Um programa que a Associação das Tertúlias Tauromáquicas do Concelho de Vila Franca de Xira (ATTCVFX) acredita que vai mobilizar muitos milhares de participantes.


“Depois da terceira edição que foi organizada um pouco a correr e que teve o seu sucesso, esta quarta edição já começámos a preparar com algum tempo de antecedência e quisemos alargar um pouco mais esta feira.


Começámos por estabelecer protocolos com entidades locais, para que todos juntos possamos ser mais fortes”, salienta Guilherme Nunes, presidente da ATTCVFX. A quarta edição da Feira das Tertúlias surge, também, cognominada com a ideia “agro-tertuliana”.


De acordo com Guilherme Nunes, o objectivo é retratar um pouco o que era a antiga feira de gado de Vila Franca. “As coisas nunca serão iguais, mas trazemos empresas e agricultores, que trazem as suas valências e vão expor no Parque do Cevadeiro.


Trazemos um pouco da agricultura da Lezíria”, sublinha, prevendo que esta componente vai dar muito “brilho” à Feira das Tertúlias e marcar a tradicional ligação da cidade ao campo.


Depois, outra novidade desta 4ª. Feira das Tertúlias é o I Encontro da Tauromaquia Popular Ibérica, evento que poderia ter sido integrado na Semana da Cultura Tauromáquica, mas que a ATTCVFX e o Clube Taurino entenderam integrar na feira do primeiro fim-de-semana de Maio.


Vão estar envolvidos e representados municípios portugueses com tradição na tauromaquia popular, incluindo o Sabugal e dois municípios da ilha açoriana a Terceira. De Espanha virão quatro a seis municípios, estando confirmados Coria, Tordesilhas, Cuellar e Val de Cucho.


Cada um apresentará expositores com as suas tradições e as suas valências e terá um momento para divulgar essas mesmas características num dos dois palcos da feira. Já as tertúlias de Vila Franca de Xira terão um espaço de exposição no interior do antigo restaurante “O Redondel”.


Cá fora haverá uma zona de tasquinhas, gerida pela Associação, em que cada uma das tertúlias colabora. “A abertura oficial é às 18h30 de sexta-feira e, até domingo, haverá sempre movimento e actividades, com dois palcos e muita animação”, promete o presidente da ATTCVFX.


A Corrida das Tertúlias, promovida pela Tauroleve, é outro dos pontos altos da Feira, na tarde de domingo (17h00). Tal como nos anos anteriores a ATTCVFX e a Tauroleve estabeleceram um protocolo que permite aos tertulianos acederem a bilhetes em condições mais favoráveis.


O cartel apresenta os cavaleiros David Gomes, António Prates, Joaquim Brito Paes, António Ribeiro Palha, Paco Velasquez e Tristão Telles Queiróz. Pegam os forcados amadores de Vila Franca e de São Manços, perante seis toiros da Ganadaria Conde de Murça.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana


Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
BannerVozRibatejana_176x66mm-page-001.jpg

COMUNICAÇÃO PARA EXERCÍCIO DE DIREITO DE PREFERÊNCIA NA VENDA DE PRÉDIO RÚSTICO

 

Para efeitos dos artigos 416.º e 1380º e seguintes do Código Civil, os proprietários do imóvel abaixo indicado vêm comunicar, por este meio, aos Preferentes Legais a sua intenção de PROCEDER À VENDA do Imóvel infra identificado, expondo-se nas condições que ora se apresentam:

Imóvel: Prédio rústico sito no Lugar do Loureiro, descrito na Conservatória Predial de Vila Franca de Xira sob o número 582/20070427 da freguesia de Calhandriz e com o artigo matricial 10 da freguesia de Calhandriz, União das Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz.

Vendedores: Nádia Alexandra Almeida Antunes Penela, com NIF nº 248015117 e Emílio Rafael Almeida Antunes Penela Valandro, com NIF 248015508.

Comprador: Carlos Sérgio da Silva, com NIF n.º 263273261 casado com Maria de Belém de Oliveira Silva, com NIF 258714727,

Preço: € 2.000,00 (dois mil euros).

Condições de Pagamento: O pagamento integral na data da celebração da respetiva escritura.

Data da Escritura: até 19 de Outubro de 2023

Estado do Imóvel: O Imóvel será vendido no estado em que se encontra, livre de ónus ou encargos que afetem o título de propriedade do mesmo.

Custos, Impostos e Despesas: Todos os custos, impostos e despesas relacionados com a celebração da respetiva escritura de compra e venda e com os respetivos registos serão suportados pelo respectivo Comprador.

O prazo para exercício da preferência é de 8 dias corridos contados da publicação do presente aviso, nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 416.º e dos artigos 225.º e seguintes do Código Civil, sob pena de caducidade do respetivo direito de preferência."

Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita CBD23nov23.jpg

Contador de Visualizações

bottom of page