top of page
voz_ribatejana_25abril_comemor.municip.27x4cm.jpg
festival-arroz-carolino-2024.png
XiraSoundFest24_Voz Ribatejana_17,8x6,6cm(1).jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Feira afirma Vila Franca como “capital das tertúlias”


A quarta edição da Feira das Tertúlias de Vila Franca de Xira realiza-se já de 5 a 7 de Maio, com um programa bastante mais ambicioso do que as edições anteriores, que se vai estender também por uma parte do Parque Urbano do Cevadeiro.


As novidades são muitas, desde o reforço da ligação ao campo com exposição de empresas da Lezíria até ao I Encontro de Tauromaquia Popular Ibérica, passando também por um fórum de debate do toureio a pé e por passeios de charrete.


Não faltarão, também, actividades para os mais pequenos, haverá tasquinhas, muita animação musical, largada e corrida de toiros. Um programa que a Associação das Tertúlias Tauromáquicas do Concelho de Vila Franca de Xira (ATTCVFX) acredita que vai mobilizar muitos milhares de participantes.


“Depois da terceira edição que foi organizada um pouco a correr e que teve o seu sucesso, esta quarta edição já começámos a preparar com algum tempo de antecedência e quisemos alargar um pouco mais esta feira.


Começámos por estabelecer protocolos com entidades locais, para que todos juntos possamos ser mais fortes”, salienta Guilherme Nunes, presidente da ATTCVFX. A quarta edição da Feira das Tertúlias surge, também, cognominada com a ideia “agro-tertuliana”.


De acordo com Guilherme Nunes, o objectivo é retratar um pouco o que era a antiga feira de gado de Vila Franca. “As coisas nunca serão iguais, mas trazemos empresas e agricultores, que trazem as suas valências e vão expor no Parque do Cevadeiro.


Trazemos um pouco da agricultura da Lezíria”, sublinha, prevendo que esta componente vai dar muito “brilho” à Feira das Tertúlias e marcar a tradicional ligação da cidade ao campo.


Depois, outra novidade desta 4ª. Feira das Tertúlias é o I Encontro da Tauromaquia Popular Ibérica, evento que poderia ter sido integrado na Semana da Cultura Tauromáquica, mas que a ATTCVFX e o Clube Taurino entenderam integrar na feira do primeiro fim-de-semana de Maio.


Vão estar envolvidos e representados municípios portugueses com tradição na tauromaquia popular, incluindo o Sabugal e dois municípios da ilha açoriana a Terceira. De Espanha virão quatro a seis municípios, estando confirmados Coria, Tordesilhas, Cuellar e Val de Cucho.


Cada um apresentará expositores com as suas tradições e as suas valências e terá um momento para divulgar essas mesmas características num dos dois palcos da feira. Já as tertúlias de Vila Franca de Xira terão um espaço de exposição no interior do antigo restaurante “O Redondel”.


Cá fora haverá uma zona de tasquinhas, gerida pela Associação, em que cada uma das tertúlias colabora. “A abertura oficial é às 18h30 de sexta-feira e, até domingo, haverá sempre movimento e actividades, com dois palcos e muita animação”, promete o presidente da ATTCVFX.


A Corrida das Tertúlias, promovida pela Tauroleve, é outro dos pontos altos da Feira, na tarde de domingo (17h00). Tal como nos anos anteriores a ATTCVFX e a Tauroleve estabeleceram um protocolo que permite aos tertulianos acederem a bilhetes em condições mais favoráveis.


O cartel apresenta os cavaleiros David Gomes, António Prates, Joaquim Brito Paes, António Ribeiro Palha, Paco Velasquez e Tristão Telles Queiróz. Pegam os forcados amadores de Vila Franca e de São Manços, perante seis toiros da Ganadaria Conde de Murça.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana


Comments


300x250px_banner.png
15 Caminhada Amor do Peito-page-001-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Cartaz 24 de maio vs.jpg
bottom of page