Estratégia de Habitação avança em Vila Franca
Câmara de Vila Franca de Xira e Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) assinaram, esta terça-feira, dois compromissos, através dos quais o município recebe financiamento para a reabilitação de sete fracções situadas na sede de concelho e a posse do antigo sanatório da Flamenga (Vialonga) e de um imóvel da zona antiga de Vila Franca.
Estes dois acordos inserem-se na Estratégia Local de Habitação (ELH) anteriormente aprovada pelo IHRU. Os documentos foram assinados pelo presidente da Câmara vila-franquense, Fernando Paulo Ferreira, e pela presidente do IHRU, Isabel Dias.
O autarca do PS realçou que este é um passo importante na concretização da ELH, que prevê, até 2026, o realojamento de 111 famílias (284 pessoas) que viviam em condições consideradas “indignas” no concelho de Vila Franca de Xira.
Fernando Paulo Ferreira acrescentou que estão previstos investimentos globais de 9, 5 milhões de euros, comparticipados em 8, 5 milhões no âmbito do PRR (Programa de Recuperação e Resiliência).
O autarca vila-franquense revelou, ainda, que a Estratégia Local de Habitação de Vila Franca de Xira já está em reformulação com o objectivo de avançar para uma segunda fase que contemple a criação de condições para apoiar jovens e famílias da classe média no acesso à habitação.
Em causa nos acordos agora assinados está, igualmente, a reabilitação de sete frações habitacionais e de duas lojas situadas na Rua Almirante Cândido dos Reis e na Avenida Pedro Victor (centro de Vila Franca), assumindo o IHRU os custos de recuperação das fracções habitacionais e a Câmara as obras nos espaços comerciais.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana