Escola do Forte da Casa ganha ouro nas Olímpiadas de Química
Uma equipa de três alunos da Escola Básica dos 2o e 3o Ciclos do Forte da Casa arrecadou o ouro na Semifinal das Olimpíadas de Química Júnior, no dia 13 de abril, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa.
O desafio, promovido pela Sociedade Portuguesa de Química, no âmbito do Plano Anual de Atividades, levou a equipa “Os Lavoisier”, composta pelos alunos Beatriz Marques, Daniela Castro e Raj Javer, do 9oC ao pódio.
Os três elementos foram orientados pelo professor Alfredo Rui Andrade. Os vencedores da competição ficam automaticamente apurados para a final nacional, prevista para o dia 18 de Maio, na Faculdade de Ciências e Tecnologia em Lisboa.
Arredados deste último momento, com equipas de todo o país, ficaram "As Químicas Curie", deste mesmo estabelecimento de ensino, constituída pelas alunas Carolina Correia, Isabel Bãnicã e Madalena Florindo, do 9oA da professora Florbela Rodrigues. O pódio foi composto pela Escola Básica dos 2o e 3o Ciclos do Forte da Casa em primeiro lugar, o Externato de Penafirme e a Secundária Dr. Ginestal Machado de Santarém.
Estes foram os resultados da semifinal da Edição de 2024, onde o programa preliminar tinha a juntar às provas uma palestra sobre hidrogénio verde por Diogo Santos, um lanche e uma feira de química com atividades, uma síntese de soluções da Orgânica como Ferramenta na Resolução de Desafios por Alexandra Antunes, a quimíca explicada a alunos e a divulgação e atribuição dos prémios, numa manhã intensa e repleta de desafios.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana