Enfermeiros voltam a paralisar amanhã no Hospital de Vila Franca
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses convocou uma greve para esta quinta-feira no Hospital de Vila Franca de Xira. A paralisação incide sobre os turnos da manhã e da tarde e, entre outras questões, reclama a passagem dos profissionais de enfermagem para o regime das 35 horas de trabalho semanal.
A contratação “urgente” de mais enfermeiros e o pagamento de todas as horas/turnos extraordinários, são outras das principais reivindicações apresentadas pelo SEP, que reclama ainda a harmonização de direitos e a contabilização de todos os anos de serviço no SNS para efeitos de progressão nas carreiras.
“A carência de enfermeiros nestes hospitais é uma realidade que provocou a redução do número de enfermeiros por turno e, consequentemente, a realização de trabalho extraordinário programado e a acumulação de centenas de feriados não gozados, redução de folgas e o aumento de ritmos de trabalho”, afirma o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, que considera “inaceitável” que a adesão ao regime das 35 horas semanais ainda não tenha ocorrido, ano meio depois da passagem do Hospital de Vila Franca de parceria público-privada (PPP) para a actual gestão directa do Estado.
Recorde-se que, no âmbito da PPP, aplicou-se no Hospital vila-franquense o regime privado das 40 horas semanais, mas que o regresso à gestão pública prevê a adopção das 35 horas em vigor no sector público. A autorização para essa transição aguarda há mais de um ano um despacho favorável do Ministério das Finanças.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments