Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo atravessa região
O décimo Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo está a decorrer de 17 de Maio a 30 de Junho, percorrendo mais de 340 quilómetros no grande rio ibérico. A iniciativa estará nos próximos dias na nossa região, saindo de Salvaterra de Magos (dia 8) e passando/parando por Azambuja, Vala do Carregado, Vila Franca, Alhandra e Póvoa de Santa Iria.
“Esta é uma peregrinação fluvial de carácter religioso e cultural e que irá percorrer o Tejo. É um percurso de mais de 340 km que será percorrido quase sempre pelo rio. Sendo o núcleo central do Cruzeiro constituído por barcos tradicionais sendo de destacar as bateiras, que são os barcos tradicionais dos pescadores avieiros e que foram eternizados por Alves Redol no seu livro “Os Avieiros””, salientam os organizadores, frisando que o Cruzeiro tem diversos objectivos.
Um deles “é celebrar e lembrar a memoria do Tejo quando era um espaço a fervilhar de actividade e a verdadeira autoestrada para o transporte de mercadorias e de pessoas”. Em virtude das dificuldades e dos perigos da navegação fluvial todas estas comunidades sempre tiveram um grande fervor religioso.
É na sequência de um conjunto de estudos realizados pelo Instituto Politécnico de Santarém sobre os Avieiros e em conjunto com a Igreja Católica que nasce a Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo, em honra de quem é realizado o Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo.
Cruzeiro que viaja este fim-de-semana entre a aldeia das Caneiras (Santarém), Cucos (Benfica do Ribatejo) e Salvaterra de Magos. Na manhã de dia 8 sairá de Salvaterra, seguindo para Azambuja. No dia 9 fará o percurso Azambuja-Vala do Carregado-Vila Franca de Xira (Esteiro do Nogueira).
E, no dia seguinte, segue de Vila Franca para Alhandra. Já no dia 15, o Cruzeiro fará o percurso Alhandra-Póvoa de Santa Iria-Santa Iria e Cais do Trancão, de onde segue no dia seguinte para Alcochete.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana