top of page
Afm_CUF_80anosVozribatejana_Banner_178x66mm_Cardiologia.ai (1).jpg
Voz Ribatejana_178mmX66mm_Passerelle2025_Prancheta 1.jpg
banner_178 x66 mm_Voz Ribatejana-1-page-001.jpg

Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo atravessa região

  • Foto do escritor: Jorge Talixa
    Jorge Talixa
  • 1 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

O décimo Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo está a decorrer de 17 de Maio a 30 de Junho, percorrendo mais de 340 quilómetros no grande rio ibérico. A iniciativa estará nos próximos dias na nossa região, saindo de Salvaterra de Magos (dia 8) e passando/parando por Azambuja, Vala do Carregado, Vila Franca, Alhandra e Póvoa de Santa Iria.


“Esta é uma peregrinação fluvial de carácter religioso e cultural e que irá percorrer o Tejo. É um percurso de mais de 340 km que será percorrido quase sempre pelo rio. Sendo o núcleo central do Cruzeiro constituído por barcos tradicionais sendo de destacar as bateiras, que são os barcos tradicionais dos pescadores avieiros e que foram eternizados por Alves Redol no seu livro “Os Avieiros””, salientam os organizadores, frisando que o Cruzeiro tem diversos objectivos.


Um deles “é celebrar e lembrar a memoria do Tejo quando era um espaço a fervilhar de actividade e a verdadeira autoestrada para o transporte de mercadorias e de pessoas”. Em virtude das dificuldades e dos perigos da navegação fluvial todas estas comunidades sempre tiveram um grande fervor religioso.


É na sequência de um conjunto de estudos realizados pelo Instituto Politécnico de Santarém sobre os Avieiros e em conjunto com a Igreja Católica que nasce a Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo, em honra de quem é realizado o Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo.


Cruzeiro que viaja este fim-de-semana entre a aldeia das Caneiras (Santarém), Cucos (Benfica do Ribatejo) e Salvaterra de Magos. Na manhã de dia 8 sairá de Salvaterra, seguindo para Azambuja. No dia 9 fará o percurso Azambuja-Vala do Carregado-Vila Franca de Xira (Esteiro do Nogueira).


E, no dia seguinte, segue de Vila Franca para Alhandra. Já no dia 15, o Cruzeiro fará o percurso Alhandra-Póvoa de Santa Iria-Santa Iria e Cais do Trancão, de onde segue no dia seguinte para Alcochete.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


christmas-1089310_960_720_edited.jpg
IPDJ_Voz Ribatejanal_Banner_300x250-1_1ª fase - 3 a 9 de junho.jpg
Notas Soltas 2025-2.jpg
Amor de Peito2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita Sangue 7JUN25.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 1360 A)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (938 850 664), Nuno Sousa (967 755 664)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (25 números) 18 euros - Resto da Europa - 1 ano 50 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

bottom of page