Jorge Talixa
Corrida das Lezírias juntou 2 mil atletas
Cerca de dois mil atletas dos vários escalões etários participaram, no domingo, na edição 2023 da Corrida das Lezírias de Vila Franca de Xira. Na prova principal chegaram à meta 1002 atletas de cerca de 150 equipas. Diogo Ramalheira e Rita Santos foram os vencedores absolutos da prova.
A corrida principal, como é tradicional, levou os participantes a percorrerem as principais artérias da cidade de Vila Franca de Xira e a atravessarem o belíssimo cenário da Ponte Marechal Carmona, fazendo uma parte dos 15, 5 quilómetros do percurso em caminhos de terra batida dos campos da Lezíria.
No regresso a Vila Franca, Diogo Ramalheira e Rita Santos foram os primeiros a chegar à meta, instalada no Parque Urbano do Cevadeiro. Curiosamente, os cinco primeiros colocados foram todos atletas experientes de diversos escalões de veteranos. Diogo Ramalheira (DR Runs) gastou 51m09s para completar o percurso.
Na segunda posição chegou Sérgio Silva, atleta natural do concelho de Vila Franca de Xira que representa o Belenenses e que gastou mais 12 segundos do que o vencedor. O terceiro foi Luís Rações do Vale Figueira. Na prova feminina, Rita Santos foi a mais rápida e correu os 15, 5 quilómetros da Corrida das Lezírias em 1h03m33s.
Esta edição do evento incluiu, também, uma Minicorrida (percurso de 5km entre o Parque Urbano de Vila Franca de Xira e Alhandra) e duas provas da “Corridinha” (400m e 800m) para os mais pequenos, disputadas no Parque Urbano.
João Pedro Baião, vereador com o pelouro do desporto, sublinhou que a Corrida das Lezírias, pelas suas características únicas, é “uma forma de unir as várias áreas, o turismo, o desporto, a saúde, a economia local e a cultura com os campinos e os diversos grupos e bandas que mostraram o que de melhor Vila Franca de Xira tem ao longo deste dia”, realçou o eleito do PS.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comentarios