Jorge Talixa
Concluída evacuação de 40 idosos em lar de Vila Franca
A operação de transferência dos 40 idosos que viviam num lar considerado ilegal dos arredores de Vila Franca de Xira ficou concluída na tarde desta quarta-feira. Alguns dos idosos foram atingidos por um surto de sarna e, tendo em conta os riscos de contágio, a delegada de saúde e a Segurança Social decidiram encerrar o lar e transferir os idosos para outros locais.
O lar funcionava na Quinta de Nossa Senhora da Conceição e a operação, iniciada na noite de segunda para terça-feira, apanhou muitos familiares de surpresa, que na maioria dos casos nem foram informados da iniciativa. Autoridade de Saúde e Segurança Social solicitaram o apoio do Serviço Municipal de Protecção Civil e das seis corporações de Bombeiros do concelho e a maior parte dos idosos foram transferidos na tarde/noite de terça-feira para lares da região, alguns para Lisboa, outros para Sintra, Cartaxo, Montijo e mesmo Vila Franca.
Restaram oito, cuja transferência foi mais demorada devido à dificuldade em encontrar vagas disponíveis, mas cuja mudança para outros lares foi concretizada na tarde desta quarta-feira. O lar funcionava há quatro anos e a maior parte dos familiares diz não ter razões de queixa e que os idosos eram bem tratados naquele estabelecimento de acolhimento de idosos.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments