Jorge Talixa
Concelho de Vila Franca na rota da imigração ilegal
Vila Vila Franca de Xira foi um dos concelhos da região de Lisboa visados nas buscas realizadas, esta segunda-feira, pela Unidade Nacional Contra Terrorismo da Polícia Judiciária, no âmbito de uma operação destinada a desmantelar uma organização internacional suspeita de envolvimento em crimes de tráfico de pessoas e auxílio à imigração ilegal.
A operação policial desenvolveu-se em várias fases, com a execução e cumprimento de 18 mandados de busca domiciliária e com o cumprimento de seis mandados de detenção emitidos pelo DIAP de Lisboa. A ação teve incidência na região da grande Lisboa, no concelho de Vila Franca de Xira e na margem sul do Tejo.
A organização em causa é suspeita da prática de crimes de associação criminosa, tráfico de pessoas, auxilio à imigração ilegal e falsificação de documentos e, segundo a PJ, actuaria em Portugal, França, Espanha e Alemanha.
“A rede ora desmantelada proporcionava a imigrantes em situação irregular em toda a Europa, a possibilidade de se deslocarem a Portugal no sentido de regularizar a sua situação junto do SEF, com vista à obtenção de autorizações de residência, na sua grande maioria recorrendo a documentos falsificados.
A investigação permitiu identificar 337 transportes de entre Lisboa/Paris/Lisboa, num total de mais de 6000 imigrantes ilegais”, explica a Polícia Judiciária, acrescentando que os detidos serão presentes a autoridade judiciária para primeiro interrogatório.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Kommentarer