Colete Encarnado com mais espaço e Gipsy Kings
Um novo palco para grandes concertos instalado no Parque Urbano do Cevadeiro, menos carros na cidade e mais ruas pedonalizadas e um serviço de transporte gratuito em autocarros, são algumas das grandes novidades do Colete Encarnado 2023, apresentado na sexta-feira no Mercado Municipal de Vila Franca de Xira.
Os Gipsy Kings são a cabeça de cartaz na animação da festa e Lúcio Isidro Santos o campino homenageado. Na semana anterior, as tertúlias vila-franquenses voltam a assumir a animação da cidade com um novo programa de actividades intitulado “A Caminho do Colete”.
Manter e reforçar a tradição do Colete Encarnado e transformar Vila Franca de Xira numa “verdadeira cidade festival” são os grandes objectivos traçados para o Colete Encarnado 2023.
A festa “mais emblemática” do Ribatejo vai crescer, com um novo palco instalado no Parque Urbano do Cevadeiro e a tentativa de reduzir o número de carros a circular na cidade, disponibilizando transporte gratuito em autocarros a partir das restantes freguesias do concelho.
Para afirmar a componente musical e a ideia da “cidade festival”, os conhecidos Gipsy Kings vão ser a cabeça de cartaz, com concerto no Cevadeiro marcado para as 23h00 do sábado dia 1 de Julho.
De resto haverá menos palcos na cidade e os palcos terão nomes e temáticas próprias. A Avenida dos Combatentes estará mais ocupada, a Avenida Pedro Vítor deverá ser transformada numa “grande tertúlia ao ar livre” e no largo em frente do tribunal haverá uma nova área de divertimento.
“Este ano vamos reforçar este objectivo de cidade livre de carros, em segurança e rumo a um novo conceito de Vila Franca de Xira cidade festival”, vincou Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara vila-franquense, explicando que, para concretizar este objectivo, haverá circuitos de transporte em autocarro entre as 17h00 e as 5h00 da madrugada, na sexta-feira no sábado.
Com uma cadência aproximada de 30 minutos, os autocarros passarão por Vialonga, Póvoa, Alverca e Alhandra (a sul) e por Castanheira e Povos (a norte).
“Acredito que este ano daremos mais um salto qualitativo no funcionamento da cidade no Colete Encarnado, com mais conforto para todos os vila-franquenses e para os muitos milhares de visitantes que aqui ocorrem.
Este é o primeiro ano da década que nos levará ao centenário do Colete Encarnado”, salientou o edil, realçando, também, as preocupações com o ambiente e com a segurança.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana