CBEI de Vila Franca elege nova direcção

Marta Calisto vai ser a próxima presidente do órgão de administração do Centro de Bem-Estar Infantil (CBEI) de Vila Franca de Xira, sucedendo no cargo a Gil Teixeira. Os novos corpos sociais da instituição vila-franquense foram eleitos nesta quarta-feira, com a Lista A (liderada por Marta Calisto) a recolher 49 votos e a Lista B (encabeçada pelo presidente cessante) a reunir 38 votos.
Esta eleição veio culminar um mandato particularmente controverso na gestão do CBEI, com a direcção liderada por Gil Teixeira e um grupo de sócios integrado no movimento “Abraçar o CBEI” a protagonizarem sucessivas trocas de acusações. Os pais e associados integrados no movimento acusavam a direcção de não respeitar os estatutos e de tomar decisões lesivas da instituição.
A direcção liderada por Gil Teixeira acusava este grupo de pais de tentar “bloquear” a gestão da instituição. Pelo meio, o presidente da mesa da assembleia-geral demitiu-se e a instituição foi funcionando sem marcação regular de assembleias de sócios. Para esta eleição de novos corpos sociais apresentaram-se duas listas.
A Lista A, próxima do movimento “Abraçar o CBEI”, recolheu cerca de 52 por cento dos votos expressos e a Lista B, composta por elementos da direcção cessante, obteve cerca de 40 por cento. Verificaram-se, ainda, seis votos brancos e nulos. Repor o CBEI como grande instituição de Vila Franca de Xira, garantir o cumprimento dos estatutos e a transparência na gestão e retomar o Mercado Medieval, são alguns dos principais compromissos dos novos órgãos sociais agora eleitos.
A Lista A elegeu Marta Calisto para a presidência do órgão de administração, acompanhada por Irina Almeida (vice-presidente), Ruben Pires (tesoureiro) e Ana Cunha (secretária). Maria João Peleja preside à mesa da assembleia-geral e António Costa Barbosa ao órgão de fiscalização.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana