top of page
VozRibatejana.gif
Mes Enguia.jpg
Voz_Rib_178x66mm-01.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Azambuja tem “Mês da Cultura Tauromáquica”


A vigésima-quarta edição do “Mês da Cultura Tauromáquica” de Azambuja decorre até 24 de Maio, antecedendo a centenária Feira de Maio. Um mês repleto de atividades ligadas à tauromaquia, com exposições, palestras, espetáculos, sessões de cinema, passeios, visitas e atividades de campo.


Assim, está de volta a exposição em lonas pelas ruas da vila – “Taurus Murus”, com a colocação de cerca de 20 telas, de grandes dimensões, que transportam para o mundo da tauromaquia, dos seus intervenientes e particularidades, exaltando os valores da “festa brava” e a importância dessa herança para a identidade do território.


A segunda exposição é uma mostra de fotografia taurina intitulada “É Maio, Migo, É Maio!”, pelas objetivas de António Ribeiro e Jorge Piriquito, que estará patente no Jardim Dr. Joaquim A. Ramos. A terceira exposição é composta por várias telas da coleção do Museu Municipal, assinadas pela artista Mª Cristina Correia, e é denominada “Retratos: O Legado Tauromáquico de Maria Cristina Correia”.


Por fim, as janelas exteriores do Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque são a montra para recordar parte dos cartazes da primeira década do séc. XX, e que fazem parte do espólio do Museu Municipal, numa exposição intitulada “Tesouros escondidos: cartazes engalanados”.


No dia 17, quarta-feira, terá lugar o espetáculo “Fado, Flamenco & Cavalos” com o grupo Taconeando, pelas 21h30, no Centro Cultural Páteo Valverde, em Azambuja. Nas terças-feiras deste mês, sempre às 21h30, haverá um ciclo de cinema, na sala do Centro Comercial Atrium de Azambuja, com organização da associação Tertúlia Festa Brava.


A Tertúlia Festa Brava organiza, ainda, duas palestras, no Auditório Municipal do Páteo Valverde, com início às 21h00. No dia 19 falar-se-á de “Tauromaquia e Psicologia Juvenil”. Já a Associação Cultural “A Poisada do Campino” dinamiza três iniciativas.


No dia 14, domingo, terá lugar a Festa de Campo do Grupo de Forcados Amadores de Azambuja, na Várzea do Valverde, às 10h00. No dia 20, sábado, pelas 16h00, terá lugar na Praça do Município, uma sessão de Toureio a Pé comentando, com os matadores de toiros Alberto Pozo e Carlos Aranda, e os comentários de Maurício do Vale.


A União de Tertúlias de Azambuja dá igualmente o seu contributo a esta edição do Mês da Cultura Tauromáquica, com um conjunto de propostas. No dia 20, sábado, às 21h30, promove uma demonstração com o grupo “O Grupo de Pegadores ao Forcão”, que terá lugar na Praça do Município.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Tags:

CL24_BannerVR_84x135mm (1).jpg
Eleicoes_Imprensa_Digital_Regional_Mrec_300x250_VÁRIOS.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

Contador de Visualizações

VR Solidário

Cartaz Colheita PSIRIA2mar24.jpg
bottom of page