top of page
Afm_CUF_80anosVozribatejana_Banner_178x66mm_Cardiologia.ai (1).jpg
ExpoManuelValenteAlves_VR_178x66cm-10.jpg
banner_178 x66 mm_Voz Ribatejana-1-page-001.jpg

Azambuja tem “Mês da Cultura Tauromáquica”

  • Foto do escritor: Jorge Talixa
    Jorge Talixa
  • 13 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

A vigésima-quarta edição do “Mês da Cultura Tauromáquica” de Azambuja decorre até 24 de Maio, antecedendo a centenária Feira de Maio. Um mês repleto de atividades ligadas à tauromaquia, com exposições, palestras, espetáculos, sessões de cinema, passeios, visitas e atividades de campo.


Assim, está de volta a exposição em lonas pelas ruas da vila – “Taurus Murus”, com a colocação de cerca de 20 telas, de grandes dimensões, que transportam para o mundo da tauromaquia, dos seus intervenientes e particularidades, exaltando os valores da “festa brava” e a importância dessa herança para a identidade do território.


A segunda exposição é uma mostra de fotografia taurina intitulada “É Maio, Migo, É Maio!”, pelas objetivas de António Ribeiro e Jorge Piriquito, que estará patente no Jardim Dr. Joaquim A. Ramos. A terceira exposição é composta por várias telas da coleção do Museu Municipal, assinadas pela artista Mª Cristina Correia, e é denominada “Retratos: O Legado Tauromáquico de Maria Cristina Correia”.


Por fim, as janelas exteriores do Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque são a montra para recordar parte dos cartazes da primeira década do séc. XX, e que fazem parte do espólio do Museu Municipal, numa exposição intitulada “Tesouros escondidos: cartazes engalanados”.


No dia 17, quarta-feira, terá lugar o espetáculo “Fado, Flamenco & Cavalos” com o grupo Taconeando, pelas 21h30, no Centro Cultural Páteo Valverde, em Azambuja. Nas terças-feiras deste mês, sempre às 21h30, haverá um ciclo de cinema, na sala do Centro Comercial Atrium de Azambuja, com organização da associação Tertúlia Festa Brava.


A Tertúlia Festa Brava organiza, ainda, duas palestras, no Auditório Municipal do Páteo Valverde, com início às 21h00. No dia 19 falar-se-á de “Tauromaquia e Psicologia Juvenil”. Já a Associação Cultural “A Poisada do Campino” dinamiza três iniciativas.


No dia 14, domingo, terá lugar a Festa de Campo do Grupo de Forcados Amadores de Azambuja, na Várzea do Valverde, às 10h00. No dia 20, sábado, pelas 16h00, terá lugar na Praça do Município, uma sessão de Toureio a Pé comentando, com os matadores de toiros Alberto Pozo e Carlos Aranda, e os comentários de Maurício do Vale.


A União de Tertúlias de Azambuja dá igualmente o seu contributo a esta edição do Mês da Cultura Tauromáquica, com um conjunto de propostas. No dia 20, sábado, às 21h30, promove uma demonstração com o grupo “O Grupo de Pegadores ao Forcão”, que terá lugar na Praça do Município.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


christmas-1089310_960_720_edited.jpg
IPDJ - VRibatejana_Banner-300x250 - 2 a 8 de julho.jpg
Raposas2.jpg
Notas Soltas 2025-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita Póvoa 13jul25.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 1360 A)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (938 850 664), Nuno Sousa (967 755 664)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (25 números) 18 euros - Resto da Europa - 1 ano 50 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

bottom of page