• Hipólito Cabaço

Automóveis do presente e do futuro

Os séculos XX e XXI começaram com complexas ideias de Einstein sobre o espaço, tempo e relatividade. Todavia, houve ainda lugar para mais velocidade. O automóvel oferece a liberdade para viajarmos quando e onde quisermos, só que agora podemos escolher: ar (nos céus), terra ou água. Acabados de entrar num novo ano, vamos abordar alguns dos veículos marcantes do século passado e os mais inovadores dos dias de hoje.


Blue-Bird 1932


O Blue-Bird é tão famoso como o seu construtor, Sir Malcolm Campbell. Sir Malcolm obteve recordes mundiais de velocidade por treze vezes: nove vezes em terra e quatro em água. Ganhou ainda o troféu Segrave por 2 vezes. Houve vários Blue-Birds pilotados por Sir Malcolm ou pelo seu filho Donald.


Com um motor Rolls-Royce 36,5l de avião e com 2500cv, em 1932, Sir Malcolm Campbell bateu todos os recordes anteriores em Daytona, na Califórnia, ao atingir a velocidade de 438 km/h. Nesse mesmo ano, ao volante da versão melhorada do mesmo carro, atingiu a surpreendente velocidade de 490 km/h.


Spirit of America


Craig Breedlove era um californiano entusiasta de velocidade, que dedicou todo o tempo livre à construção deste carro com motor a reação. Trabalhando em conjunto com peritos de aeronáutica para aprender o necessário sobre o voo e resistência ao vento, construiu o Spirit of America. Este carro de três rodas e 10,5 metros de comprimento, parecido com um avião de combate devido à sua grande e fina cauda, bateu,


em 1963, o recorde de velocidade em terra ao atingir os 690 km/h. Este recorde não foi considerado oficialmente pelas autoridades competentes, pelo facto do carro só ter três rodas. Sem se desencorajar, Breedlove colocou uma quarta roda no seu carro e, em 1964, pulverizou todos os seus recordes com a velocidade de 990 km/h.


SSC carro supersónico


Em 1997, Andy Green guiou o Thrust SSC, um automóvel com jato duplo, até ao recorde mundial de 1227 km/h. Foi o primeiro a romper a barreira do som.


Phyton: o carro anfíbio mais veloz do mundo


Este incrível veículo mistura a frente de um Dodge Ram e a traseira de um Corvette e pode acelerar de 0-100 quilómetros por hora em 4,5 segundos. Além disso, ele atinge 100 quilómetros por hora na água. Esta velocidade é maior que qualquer outro carro deste tipo.


Klein Vision


Os carros voadores não são uma ilusão, graças aos avanços da engenharia podemos dizer que são os veículos de um futuro cada vez mais próximo. A empresa eslovaca Klein Vision experimentou o seu protótipo com total êxito. Trata-se de um automóvel que se converte em avioneta,


passando do modo de estrada ao modo de voo em menos de três minutos. Desenhado pelo professor Stefan Klein, pesa 800 kg, tem uma autonomia de 1000 km e pode alcançar os 200 quilómetros por hora. Espera-se que as primeiras unidades estejam à venda em meados de 2021.


Ferrari


É obvio que a marca mais icónica do mundo, “a Ferrari”, tem também planos em termos futuristas. Dentro de pouco tempo chegaremos voando a todas as partes do mundo, no sentido literal. Inspirado nos primeiros monolugares da Ferrari da Fórmula 1, Lazzarini trabalha no seu protótipo FD-One que conta com três hélices e um motor híbrido que pode alcançar os 500 quilómetros por hora. Feito com fibra de carbono, o seu peso não chegará aos novecentos quilos. Terá uma autonomia de três horas.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana


Tags:

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações