top of page
banner_178 x66 mm_Voz Ribatejana_compressed-page-001_edited.jpg
Campanha Vale+_jul2024-2.jpg
Banner LPCC-2.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Auditoria aponta “falhas” nos centros de saúde de Alverca e Vila Franca


As auditorias promovidas pela Administração Regional de Saúde ao funcionamento dos centros de saúde de Alverca e de Vila Franca de Xira detectaram algumas falhas na acessibilidade dos utentes a cuidados de saúde e nas regras de acesso às instalações.


Segundo a ARS, as recomendações apontadas estão a ser implementadas no sentido de corrigir os problemas existentes. As auditorias efetuadas pelo Gabinete de Auditoria Interna (GAI) da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) a alguns centros de saúde da região ficaram concluídas no verão e apontaram várias recomendações para corrigir problemas de funcionamento.


Em resposta ao Voz Ribatejana, a ARSLVT sustenta que as recomendações das auditorias foram “aceites” pelo Conselho Diretivo da ARSLVT e pela Direção Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Estuário do Tejo.


“A auditoria em questão incidiu sobre os procedimentos adotados em Unidades de Saúde Familiar (USF) e Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) dos centros de saúde de Vila Franca de Xira e de Alverca do Ribatejo, no que toca à acessibilidade dos utentes a cuidados de saúde, nomeadamente em caso de falha dos sistemas informáticos”, explica a ARSLVT ao Voz Ribatejana, sublinhando que “também foi analisada a atuação dos vigilantes em contexto destas unidades de saúde”.


Das auditorias efetuadas resultaram “recomendações que, globalmente, vão no sentido de se reverem os procedimentos existentes numa das USF, de forma a garantir a continuidade na prestação dos cuidados de saúde e uniformizar os necessários procedimentos, conforme orientações emanadas também pelo ACES”, refere a ARSLVT.


Da mesma forma, “recomenda-se que o ACES defina regras de atuação para os vigilantes de todas as unidades que o compõem, designadamente no que diz respeito ao acesso dos utentes às instalações, acolhimento e privacidade dos utentes”.


Nesse sentido, garante a Administração Regional de Saúde, a Direção Executiva do ACES Estuário do Tejo “já deu início à implementação das recomendações efetuadas pelo Gabinete de Auditoria Interna”.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


anuncio-ajustado.jpg
cartaz_mupi_grcbr-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheitas julho 2024 PSIRIA.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 1360 A)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (938 850 664), Nuno Sousa (967 755 664)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (25 números) 18 euros - Resto da Europa - 1 ano 50 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

bottom of page