Arruda tem nova unidade de saúde familiar
Chama-se “Lusitano” e começa este mês a funcionar no Centro de Saúde de Arruda dos Vinhos. A nova unidade de saúde familiar (USF) criada em Arruda deverá garantir médico de família a quase todos os 15 mil utentes inscritos no concelho. Câmara e Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo celebraram um protocolo para criar condições para a instalação desta USF.
O concelho de Arruda dos Vinhos vai voltar a ter uma unidade de saúde familiar (USF) a funcionar no seu centro de saúde, o que permitirá o reforço dos recursos humanos disponíveis (médicos e enfermeiros) e garantir médico de família a quase todos os cerca de 15 mil utentes inscritos no concelho. Para criar as condições necessárias para a instalação desta “USF Lusitano”,
Câmara e Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo celebraram um protocolo de colaboração, aprovado na reunião camarária de 30 de Novembro. “Basicamente este protocolo visa que a ARSLVT coloque todo o pessoal médico, de enfermagem e assistentes técnicos necessários ao funcionamento e à criação da USF, bem assim como o equipamento médico.
O que o Município faz é associar-se à ARS, colaborando com as obras de adaptação”, explica André Rijo, presidente da Câmara de Arruda, vincando que a nova USF deverá começar a funcionar até ao início de Janeiro. “O que se pretende é que o Governo, através da ARSLVT, com a colaboração da Câmara instale esta unidade de saúde familiar, para que se consiga, se não os 100 por cento,
ficar muito perto da totalidade dos utentes com médico de família no concelho, o que, a nível dos cuidados de saúde primários, é um avanço muito significativo em contexto de pandemia”, salientou André Rijo, explicando que a USF arrancará com 15 profissionais, entre médicos, pessoal de enfermagem e assistentes.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana