Jorge Talixa
Arruda reforça Festas de Nossa Senhora da Salvação
A vila e o concelho de Arruda dos Vinhos estão em festa de 6 a 18 de Agosto. As seculares Festas em Honra de Nossa Senhora da Salvação mantêm um programa diversificado, onde se destacam também as diferentes parcerias com entidades locais (estabelecimentos, associações e tertúlias) que contribuem com a organização de algumas iniciativas.
As actividades religiosas e a procissão do 15 de Agosto, mas também as largadas e as corridas de toiros, o folclore e o jazz, são alguns dos pontos altos da festa promovida pelo Município que pretende, cada vez mais, assumir o estatuto de “Festas do Concelho”.
O concerto com os Xutos e Pontapés no dia 12 é outro dos focos principais da Festa de Arruda, que para a sua promoção apostou num modelo de parceria público-privada, assegurando que os bilhetes não ultrapassarão 10 euros. Carlos Alves, vice-presidente da Câmara de Arruda com responsabilidades na organização da Festa, destaca as preocupações com a sustentabilidade ambiental e financeira do evento.
Mas também a vontade de desenvolver parcerias com um conjunto alargado de parceiros locais que promovem eles próprios diversas iniciativas e reforçam a ligação da Festa à identidade local. O programa arranca na noite de dia 6 com uma novena em Honra de Nossa Senhora da Salvação na Igreja Matriz de Arruda, seguida de missa.
Novenas que se repetem de 7 a 14 de Agosto. No dia 15, dia da padroeira de Arruda, haverá missas da Festa e dos Forasteiros e a procissão solene a partir das 18h30. Na parte profana das festas realce para a Caminhada de Verão (dia 10), concerto com Carolina de Deus (11), Festival de Folclore (12), concerto com Xutos e Pontapés (12), Passeio de Motas Inter-freguesias (13), “Há Jazz no Terreiro (13), concerto com Sonido Andaluz (13) e Almoço das Tertúlias (14).
Destaque, ainda, para o concerto da Banda da Misericórdia de Arruda (15), corridas de toiros (16 e 17) e espectáculo de fado com Vanessa Dias (18). Haverá, também, largadas de toiros nos dias 14, 16 e 17.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments