top of page
banner_178 x66 mm_Voz Ribatejana_compressed-page-001_edited.jpg
Voz Ribatejana_178mmX66mm_Passerelle2024_Prancheta 1.jpg
Banner Festas Alverca.png
  • Foto do escritorJorge Talixa

Antigas vivendas da OGMA passam para a posse da Câmara


As doze antigas vivendas da OGMA existentes no centro da cidade de Alverca vão passar para a propriedade da Câmara de Vila Franca de Xira, de acordo com um auto de cessão aprovado, esta quarta-feira, em sessão camarária.


Os imóveis, que estão quase todos profundamente degradados, estão avaliados em perto de 900 mil euros e a propriedade será transmitida pelo IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana) para a Câmara vila-franquense.


Esta transmissão não terá custos, mas a autarquia terá, depois, que avançar com a elaboração e a concretização de um projecto de reabilitação dos imóveis, com o objectivo de criar ali um núcleo de habitação para jovens.


O custo global da operação ainda não está definido, mas o presidente da Câmara, Fernando Paulo Ferreira, acredita que será possível obter apoios do Estado central ou de fundos europeus para a concretização das obras.


“Foi um processo bastante longo para as antigas vivendas virem para a Câmara, de forma gratuita, e vai permitir desenvolver o nosso projeto de habitação jovem e a reabilitação da zona central da cidade de Alverca”, referiu Fernando Paulo Ferreira, sublinhando que estas são “construções icónicas que ainda persistem na cidade de Alverca” e assegurando que “o projeto é de reabilitação e não demolição do que lá está”.


A oposição camarária colocou várias questões sobre o número de fogos que ali poderão vir a ser criados, sobre o eventual envolvimento de promotores privados, sobre o financiamento das obras de reabilitação e sobre as vivendas actualmente utilizadas pela Apogma e e pela ARPIA.


Fernando Paulo Ferreira previu que será possível criar ali pelo menos 15 fogos, que serão atribuídos no âmbito de um regulamento e de um concurso próprios. Adiantou, também, que a intervenção será liderada directamente pela Câmara. A proposta acabou aprovada por unanimidade e segue para apreciação na Assembleia Municipal.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Comments


03_Eleicoes_Europeias_Imprensa_Digital_Regional_300x250.jpg
Romaria Alcame-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

15jun24 Colheita de Sangue Alhandra.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

bottom of page