Alverca está em Festa até dia 29
As Festas de São Pedro e da Cidade de Alverca decorrem de 23 a 29 de Junho, com um programa muito diversificado e muita animação. A Junta da União de Freguesias de Alverca e Sobralinho mantém a aposta na organização directa das festas, sublinhando que os fregueses “merecem ter umas festas de qualidade”.
O evento que vai juntar largas dezenas de milhares de pessoas apresenta no cartaz musical nomes como David Antunes e Sangre Ibérico e aposta também no espectáculo “Deixem passar o pimba” de Bruno Nogueira e Manuela Azevedo.
Cláudio Lotra, presidente da Junta de Alverca e Sobralinho, realça, em entrevista ao Voz Ribatejana, a preocupação em oferecer um programa com muita diversidade e admite que as Festas de Alverca poderiam crescer se tivessem um espaço mais alargado. O autarca do PS admite que assumir directamente a organização destas duas festas foi uma aposta “arriscada”, mas faz um balanço muito positivo dos eventos já realizados.
“Achamos que os nossos fregueses merecem umas festas de qualidade e não só para cumprir calendário e a programação que temos apresentado reflecte isso mesmo, temos algum cuidado na programação e alguma heterogeneidade naquilo que são os programas, para responder aos diferentes gostos das nossa população”, reafirma Cláudio Lotra, considerando que foi possível “crescer”, com a mudança do palco principal para o exterior do recinto, numa medida que suscitou alguma preocupação dos moradores mais próximos, mas que correu muito bem, porque foi assumido o compromisso de terminar os espectáculos até às 00h30, quando anteriormente chegavam a durar até às 3h00 da madrugada.
Cláudio Lotra admite que as Festas da Cidade de Alverca e de S. Pedro têm potencial para continuar a crescer, mas reconhece que, no curto prazo, não se vislumbram alternativas de alargamento do espaço. “Acho que se caminharmos para a transferência da festa para outro local maior haverá maior capacidade de crescimento. A questão é que estender o espaço também não é muito possível.
E também não nos é favorável transferir as festas para fora da cidade”, salienta. O programa é extremamente heterogéno. E a marca identitária da cultura de Alverca também está presente nas festas. Vamos ter a banda da Filarmónica Alverquense a desfilar nas ruas, vamos ter as marchas populares da ARPIA nos dias 23 e 28.
E, tendo em conta a dimensão da comunidade brasileira que temos, entendemos proporcionar a essa comunidade também algum cheirinho da sua terra natal e contratamos os Samba di Rua”, explica o presidente da Junta, acrescentando que também haverá algumas novidades nos expositores e nos stands de gastronomia, porque a preocupação é trazer todos os anos algo de novo.
Na animação nocturna, as Festas de São Pedro e da Cidade de Alverca contam com espectáculos de David Antunes (sexta, dia 23), Bruno Nogueira e Manuela Azevedo (dia 24), Sons do Mundo (dia 26), Sangre ibérico e Scarmind (dia 27), Siga a Farra (28) e Matay (dia 29). Já no dia 25 (domingo) realiza-se a missa solene (16h00), seguida de procissão em honra de São Pedro, padroeiro de Alverca. Na noite de dia 25 haverá baile popular.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana