Jorge Talixa
Colete Encarnado é uma das “7 Maravilhas”
A festa do Colete Encarnado foi uma das sete mais votadas na final do concurso das “7 Maravilhas da Cultura Popular” portuguesa e passa a ostentar o selo que a distingue como uma das “7 Maravilhas”. Na final, transmitida na noite de sábado para domingo no canal 1 da RTP, o Colete Encarnado manteve-se sempre como o segundo mais votado entre os 14 finalistas.
Num ano em que a festa não se pôde realizar devido à pandemia da covid-19, Alberto Mesquita, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, sublinhou, depois de receber a distinção, que, em 2021, “certamente vamos realizar o Colete Encarnado e receber todos de braços abertos”. O autarca vila-franquense agradeceu a todos os que contribuíram para o reconhecimento a grande festa vila-franquense.
“Se não fosse a RTP muita da nossa cultura não era conhecida. Um bem-haja à RTP. Também um reconhecimento àquilo que é génese do Colete Encarnado, que são os campinos”, vincou Alberto Mesquita, dirigindo “um grande abraço aos campinos de Portugal”. A final desta edição do concurso das “7 Maravilhas”
decorreu no Castelo de Bragança e, segundo os organizadores, foi a que mobilizou mais votações dos telespectadores. No final, os sete vencedores foram anunciados por uma ordem “aleatória”, o que, para os vila-franquenses, ainda gerou alguma ansiedade, uma vez que o Colete Encarnado foi exactamente o último (sétimo) vencedor anunciado. Mas, ao que tudo indica (a ordem final da classificação não é divulgada),
o Colete Encarnado foi o segundo mais votado, lugar em que se manteve durante toda a emissão, até cerca de 20 minutos antes do fecho da votação. Foram, igualmente, distinguidos como uma das “7 Maravilhas” os “Santeiros de São Mamede do Coronado”
(concelho da Trofa), o “Bailinho da Madeira” (Calheta), o “Criptojudaísmo de Belmonte”, a “Romaria de São João d’Arga” (Caminha), a “Romaria de São Bartolomeu” (Ponte da Barca) e as “Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios” (Lamego).
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana