Colete Encarnado é uma das “7 Maravilhas”

06/09/2020

A festa do Colete Encarnado foi uma das sete mais votadas na final do concurso das “7 Maravilhas da Cultura Popular” portuguesa e passa a ostentar o selo que a distingue como uma das “7 Maravilhas”. Na final, transmitida na noite de sábado para domingo no canal 1 da RTP, o Colete Encarnado manteve-se sempre como o segundo mais votado entre os 14 finalistas.

 

Num ano em que a festa não se pôde realizar devido à pandemia da covid-19, Alberto Mesquita, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, sublinhou, depois de receber a distinção, que, em 2021, “certamente vamos realizar o Colete Encarnado e receber todos de braços abertos”. O autarca vila-franquense agradeceu a todos os que contribuíram para o reconhecimento a grande festa vila-franquense.

 

“Se não fosse a RTP muita da nossa cultura não era conhecida. Um bem-haja à RTP. Também um reconhecimento àquilo que é génese do Colete Encarnado, que são os campinos”, vincou Alberto Mesquita, dirigindo “um grande abraço aos campinos de Portugal”. A final desta edição do concurso das “7 Maravilhas”

decorreu no Castelo de Bragança e, segundo os organizadores, foi a que mobilizou mais votações dos telespectadores. No final, os sete vencedores foram anunciados por uma ordem “aleatória”, o que, para os vila-franquenses, ainda gerou alguma ansiedade, uma vez que o Colete Encarnado foi exactamente o último (sétimo) vencedor anunciado. Mas, ao que tudo indica (a ordem final da classificação não é divulgada),

 

o Colete Encarnado foi o segundo mais votado, lugar em que se manteve durante toda a emissão, até cerca de 20 minutos antes do fecho da votação. Foram, igualmente, distinguidos como uma das “7 Maravilhas” os “Santeiros de São Mamede do Coronado”

 

(concelho da Trofa), o “Bailinho da Madeira” (Calheta), o “Criptojudaísmo de Belmonte”, a “Romaria de São João d’Arga” (Caminha), a “Romaria de São Bartolomeu” (Ponte da Barca) e as “Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios” (Lamego).

 

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana

 

Tags:

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Please reload

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Please reload

Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
Please reload

Contador de Visualizações

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 2126)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (93 88 50 664), Afonso Braz (93 66 45 773), Carlos Pinto (96 44 70 639)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (24 números) 12 euros - Resto da Europa - 1 ano 40 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300