• Jorge Talixa

Ensino superior avança em Arruda dos Vinhos


Cursos técnicos superiores profissionais de “Viticultura e Enologia” e “Restauração e Segurança Alimentar” vão começar a ser lecionados, já a partir de Outubro, em Arruda dos Vinhos. O projecto resulta de uma parceria entre o Município arrudense e a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém e conta com o envolvimento de perto de duas dezenas de entidades locais.

A primeira fase de inscrições decorre até 11 de Setembro. O desenvolvimento destes cursos insere-se no chamado ArrudaLab, um projecto mais vasto, que visa criar também condições para desenvolver a investigação e a inovação no plano local e regional. Para já, depois da aprovação dos cursos de “Viticultura e Enologia”

e “Restauração e Segurança Alimentar” pela Direcção-Geral do Ensino Superior, as aulas deverão começar em Outubro. Podem candidatar-se a participar todos os “titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente”,

estudantes que “tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos”, e “titulares de diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional”, explica a Câmara de Arruda.

Os interessados poderão obter mais informação e formalizar inscrições através do site https://ensinosuperiorarruda.pt/, do endereço tesp@cm-arruda.pt, do telefone 263 977 000 ou junto do Gabinete de Apoio ao Executivo Municipal da Câmara de Arruda. Desenvolver também o ensino superior no concelho é uma ambição que já tem alguns anos em Arruda.

“Temos uma educação de excelência em todos os níveis, desde o pré-escolar até ao secundário, falta-nos este passo no ensino superior. Desenvolver este caminho no ensino superior é, também, um objectivo da autarquia para o médio e longo prazos”, sublinha André Rijo, presidente da Câmara arrudense.

“Este é um primeiro passo que o concelho de Arruda dos Vinhos dá ao nível do ensino superior. A aposta na educação e na qualidade de ensino tem sido estratégica e absolutamente prioritária na afirmação do concelho no contexto da região e do país”,

acrescenta a edilidade, vincando que “este importantíssimo passo insere-se numa estratégia de valorização, qualificação e fortalecimento do território, nomeadamente dos seus recursos humanos, tecido económico, social e empresarial”.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações