top of page
voz_ribatejana_25abril_comemor.municip.27x4cm.jpg
CMB 252x115-2.jpg
XiraSoundFest24_Voz Ribatejana_17,8x6,6cm(1).jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Caminho ribeirinho vai ter 20 câmaras de vigilância


O caminho ribeirinho entre Vila Franca de Xira e Alhandra vai passar a ser vigiado por 20 câmaras de vídeo, controladas a partir de uma central de operações instalada na esquadra da PSP vila-franquense. O projecto foi apresentado esta terça-feira, na biblioteca “Fábrica das Palavras” de Vila Franca de Xira e envolve um investimento municipal de 90 mil euros.

A ideia já é antiga, mas o processo de licenciamento, iniciado há mais de 5 anos, revelou-se demorado. Pelo meio houve, ainda, uma alteração legislativa que obrigou a rever as condições previstas e o licenciamento foi, finalmente, concedido, pelo Ministério da Administração Interna, no início de 2018.

Seguiu-se a fase de aquisição e instalação dos equipamentos necessários. Segundo Alberto Mesquita, presidente da Câmara de Vila Franca, o processo de autorização foi longo, mas estão cumpridas todas as exigências legais e está salvaguardada a privacidade de utentes e residentes na área envolvente.

“Não foi uma situação simples, foi muito difícil, mas não posso deixar de realçar a equipa envolvida neste processo. É uma medida muito importante, que se insere num conjunto vasto de acções que estamos a desenvolver com as forças de segurança, afim de prevenir a prática de crimes em espaços públicos e melhorar as condições de protecção e segurança da população”, referiu o edil vila-franquense.

Daniel Gomes, sub-intendente que comanda a Divisão Policial de Vila Franca de Xira, realçou a importância destas parcerias entre a Câmara e a PSP na prossecução do objectivo comum de melhorar as condições de segurança da população. “Estamos absolutamente convencidos que todos estamos unidos num objectivo comum de segurança de todos os cidadãos.

Esta é mais uma etapa, que em muito irá contribuir para melhorar a eficácia da missão da PSP”, salientou. Alberto Mesquita acrescentou que há várias iniciativas de parceria em curso entre a Câmara de Vila Franca de Xira e as estruturas locais da PSP e da GNR. Uma delas visa travar as deposições ilegais de resíduos em vários pontos do concelho.

“Estão identificados já 56 locais no concelho onde ocorrem acções de deposição de resíduos como restos de construção e demolições, pneus e óleos. São crimes ambientais altamente lesivos e vamos encetar acções conjuntas a este nível”, garantiu o edil.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana

300x250px_banner.png
Bombeiros VFX2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 16 de abril ESFC vs.jpg
bottom of page