Caminho ribeirinho vai ter 20 câmaras de vigilância

11/08/2020

O caminho ribeirinho entre Vila Franca de Xira e Alhandra vai passar a ser vigiado por 20 câmaras de vídeo, controladas a partir de uma central de operações instalada na esquadra da PSP vila-franquense. O projecto foi apresentado esta terça-feira, na biblioteca “Fábrica das Palavras” de Vila Franca de Xira e envolve um investimento municipal de 90 mil euros.

 

A ideia já é antiga, mas o processo de licenciamento, iniciado há mais de 5 anos, revelou-se demorado. Pelo meio houve, ainda, uma alteração legislativa que obrigou a rever as condições previstas e o licenciamento foi, finalmente, concedido, pelo Ministério da Administração Interna, no início de 2018.

 

Seguiu-se a fase de aquisição e instalação dos equipamentos necessários. Segundo Alberto Mesquita, presidente da Câmara de Vila Franca, o processo de autorização foi longo, mas estão cumpridas todas as exigências legais e está salvaguardada a privacidade de utentes e residentes na área envolvente.

“Não foi uma situação simples, foi muito difícil, mas não posso deixar de realçar a equipa envolvida neste processo. É uma medida muito importante, que se insere num conjunto vasto de acções que estamos a desenvolver com as forças de segurança, afim de prevenir a prática de crimes em espaços públicos e melhorar as condições de protecção e segurança da população”, referiu o edil vila-franquense.

 

Daniel Gomes, sub-intendente que comanda a Divisão Policial de Vila Franca de Xira, realçou a importância destas parcerias entre a Câmara e a PSP na prossecução do objectivo comum de melhorar as condições de segurança da população. “Estamos absolutamente convencidos que todos estamos unidos num objectivo comum de segurança de todos os cidadãos.

Esta é mais uma etapa, que em muito irá contribuir para melhorar a eficácia da missão da PSP”, salientou. Alberto Mesquita acrescentou que há várias iniciativas de parceria em curso entre a Câmara de Vila Franca de Xira e as estruturas locais da PSP e da GNR. Uma delas visa travar as deposições ilegais de resíduos em vários pontos do concelho.

 

“Estão identificados já 56 locais no concelho onde ocorrem acções de deposição de resíduos como restos de construção e demolições, pneus e óleos. São crimes ambientais altamente lesivos e vamos encetar acções conjuntas a este nível”, garantiu o edil.

 

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana

 

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Please reload

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Please reload

Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
Please reload

Contador de Visualizações

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 2126)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (93 88 50 664), Afonso Braz (93 66 45 773), Carlos Pinto (96 44 70 639)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (24 números) 12 euros - Resto da Europa - 1 ano 40 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300