Benavente tem mais 22 casos em Santo Estevão
As autoridades de saúde identificaram, nos últimos dias, 22 novos casos de infecção com a covid-19 na freguesia de Santo Estevão, concelho de Benavente. As situações foram detectadas na comunidade de origem brasileira residente naquela área e já motivaram a realização de perto de uma centena de testes.
Entre os infectados estão, também, três crianças. Carlos Coutinho, presidente da Câmara de Benavente, sublinha que a situação está controlada e que se supõe que pode ter tido origem em contactos com alguém residente na Área Metropolitana de Lisboa.
No passado fim-de-semana foram detectados os primeiros cinco casos e, tendo em conta, as relações de proximidade existentes foi decidido fazer mais 86 testes. Os resultados conhecidos na noite de segunda-feira, concluíram que havia mais 17 pessoas infectadas.
De acordo com Carlos Coutinho, distribuem-se por nove famílias diferentes e nenhum dos infectados necessitou, até ao momento, de internamento hospitalar. Estas famílias dedicam-se, principalmente, à manutenção de espaços ajardinados e ao trabalho na agricultura da região.
Em comunicado, o Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) de Benavente explica que as 22 pessoas com infecção confirmada estão em isolamento profilático, algumas delas em espaços cedidos pela Câmara de Benavente, e sob vigilância activa e permanente da delegada de saúde do concelho.
Há mais 32 pessoas em isolamento social, porque contactaram nos últimos dias com os infectados, e com vigilância activa permanente e outras 33 pessoas em vigilância passiva permanente. Ainda no concelho de Benavente, mas já no que diz respeito à Associação de Bombeiros de Samora Correia, mantém-se 11 bombeiros em isolamento profilático.
No total, o concelho de Benavente já registou 128 casos confirmados de covid-19, 71 dos quais foram dados como curados. Verificaram-se, também, três óbitos em consequência da doença. Nesta altura não há residentes no concelho de Benavente internados no Hospital devido à pandemia.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana