Jorge Talixa
Pais reclamam eleições no CBEI
Pais de utentes, funcionários e outros sócios do CBEI (Centro de Bem-Estar Infantil) participaram, este sábado, numa concentração de protesto contra a direcção da instituição de Vila Franca de Xira. Os participantes formaram, depois, um cordão humano à volta das instalações e aprovaram uma moção que reclama a realização de novas eleições para os órgãos directivos do CBEI.
“Abraço ao CBEI” foi o lema da iniciativa que, segundo os organizadores, reuniu cerca de 200 participantes. Chegou a estar prevista para Março, mas foi, então, adiada, devido ao agravamento da pandemia da covid-19. Entretanto, o grupo de pais promotor da iniciativa e a direcção do CBEI têm trocado algumas acusações.
O protesto acabou realizar-se na manhã de sábado, cumprindo, segundo os promotores, todas as regras de distanciamento e segurança sanitária. “O Abraço ao CBEI foi convocado por um grupo de largas dezenas de pais de utentes desta IPSS com todas as valências de apoio à infância.
Reclamam a demissão da actual direcção e a convocação de eleições, exprimindo a sua solidariedade com os trabalhadores da instituição, que se mantêm em layoff - apesar da reabertura das creches e do pré-escolar - e com salários em atraso”, sublinham os organizadores, criticando a postura da direcção, a quem acusam de, durante a última semana, ter barrado “o regresso de crianças à escola por alegadas dívidas à instituição”.
A moção aprovada relembra os passos de toda esta situação, critica a postura da direcção na fase de encerramento de serviços e na respectiva reabertura e acusa os responsáveis do CBEI de falta de diálogo. “O abraço que hoje damos ao CBEI é porque acreditamos no CBEI, que o CBEI é importante para as nossas crianças, para as nossas famílias, para os seus trabalhadores e para Vila Franca de Xira.
Porque, numa fase em que todos precisamos de retomar a normalidade possível e permitida, as crianças deviam estar a voltar ao CBEI felizes por regressarem para juntos dos seus amigos e dos seus professores e não a ser barrados. Porque nós só queremos o nosso CBEI de volta. Por isso queremos Eleições Já!”, conclui a moção.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana