• Jorge Talixa

Câmara tira toneladas de lixo do Vilafranca Centro


A Câmara de Vila Franca de Xira já retirou “toneladas” de lixo do interior dos parques de estacionamento do antigo Vilafranca Centro. A operação de limpeza e de adaptação dos espaços vai prosseguir e o presidente da autarquia assegurou, ao Voz Ribatejana, que os parques reabrirão ainda este ano.

Os parques de estacionamento do Vilafranca Centro foram formalmente adquiridos pela Câmara de Vila Franca no passado mês de Outubro, mas ainda não se vislumbra a reabertura daqueles espaços, que tanta falta fazem no núcleo central da cidade, sobretudo agora em que a vida regressa progressivamente à normalidade.

O Voz Ribatejana quis saber como é que está o processo e para quando se prevê, efectivamente, a reabertura destes parques, com mais de 200 lugares. Alberto Mesquita, presidente da edilidade vila-franquense, explicou que já está concluída uma primeira fase de limpeza.

“Já retirámos dali toneladas de lixo, sobretudo de excrementos de pombos, porque viviam ali centenas de pombos”, constata o edil, vincando que também já foram vedados os acessos, mas foram, entretanto, detectados tubos completamente entupidos que estavam a gerar infiltrações e que também será necessário limpar e reabilitar.

“Fizemos, também aquilo que era absolutamente imprescindível fazer que era fechar os acessos e a limpeza está a ser efectuada”, acrescentou o autarca de Vila Franca de Xira, admitindo que ainda há bastantes resíduos para retirar. “Depois de tudo recolhido e de tudo reabilitado, vamos avançar com a colocação daquele estacionamento ao serviço da população.

Numa primeira fase será a Câmara a gerir aquela estrutura, o que não inviabiliza a possibilidade de, no futuro, se poder concessionar aqueles parques a uma entidade externa”, precisou Alberto Mesquita, admitindo que ainda há bastante trabalho a fazer até que os parques estejam em condições de reabrir.

O Voz Ribatejana quis saber se a Câmara espera concluir os trabalhos e reabrir os parques ainda este ano e Alberto Mesquita garantiu que sim, que serão abertos ainda este ano.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana

Contador de Visualizações