Jorge Talixa
Concelho de Vila Franca tem Semana da Inclusão
Esclarecer, sensibilizar e divulgar boas práticas, são os principais objectivos da Semana da Inclusão, que decorre no concelho de Vila Franca de Xira até 7 de Dezembro. Uma iniciativa da Câmara e da Comissão Municipal para a Deficiência, que culmina, na noite de dia 7, com a Gala para a Inclusão, que se realiza no auditório da Filarmónica Alverquense. Esta “Semana da Inclusão”, que pretende também assinalar o Dia Internacional da pessoa com Deficiência, arrancou na sexta-feira, com a inauguração de uma exposição de fotografia no átrio do Hospital de Vila Franca de Xira. A mostra “INclusão É…” apresenta trabalhos de alunos do curso profissional de fotografia da Escola Secundária de Alves Redol e vai estar patente até 7 de Dezembro.
Nos dias 3 e 7 de haverá acções de prevenção contra o ‘bullying’ na Escola EB 2,3 de Vialonga, com militares do Programa Escola Segura da GNR. Para dia 6 está agendada a iniciativa “Dia no Mercado com a Mithós”, uma acção de sensibilização para a deficiência, com a colaboração da Associação Mithós, em que a população será convidada a "Calçar os sapatos do outro", no Mercado Municipal de Vila Franca de Xira. Ainda no dia 6 será apresentado o Livro “As Cartas que Trocamos”, de Ana Afonso Simão, no Museu do Neo-Realismo (Vila Franca de Xira). Já no dia 7, a iniciativa “Alverca sobre Rodas” visa sensibilizar a comunidade, com a população a ser convidada a usar uma cadeira de rodas para se deslocar nas ruas de Alverca (circulação entre várias artérias,
entre a Farmácia Central de Alverca e a Fundação CEBI). O destaque desta Semana da Inclusão vai para a “Gala para a Inclusão”, na noite de dia 7 (21h30), na Sociedade Filarmónica e Recreio Alverquense. Participam grupos e associações ligados à cultura e ao apoio às pessoas com deficiência. A gala terá apresentação de Mafalda Ribeiro e José Pedro Cobra, contando com as participações especiais de Paula Teixeira e de Berg. Ribatejo. Participam também a Associação para a Integração de Pessoas com Deficiência (AIPNE), a Orquestra Geração de Vialonga, a Universidade Sénior de Vila Franca de Xira, a Escola de Dança Desportiva do CUR de Moita do Norte, Os Cantores da CerciTejo, a Associação Projeto Jovem e o Grupo de Dança da CerciPóvoa.
Saiba mais na Edição impressa de 12 de dezembro do Voz Ribatejana