• Jorge Talixa

Vila Franca já tem ideias para monumento ao bombeiro


Instalar na cidade de Vila Franca de Xira um monumento de homenagem aos bombeiros é um objectivo antigo que nunca se concretizou. Agora, a Associação de Bombeiros vila-franquense e o Agrupamento de Escolas Reynaldo dos Santos organizaram um concurso de ideias para esse mesmo monumento. Participaram mais de três dezenas de alunos, cujos trabalhos estão expostos no salão do quartel da corporação até 15 de Junho. No passado dia 7 realizou-se a cerimónia de entrega dos prémios, com o primeiro lugar a ser atribuído ao trabalho de Sofia Bakayim.

O júri atribuiu mais onze prémios aos 33 trabalhos apresentados a concurso. Carlos Fernandes, presidente da mesa da assembleia-geral da Associação de Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira (ABVVFX), lembrou que a ideia de instalar um monumento de homenagem ao bombeiro na cidade já tem muitos anos e precisa de dar passos firmes, porque é, também, uma forma da população prestar homenagem os seus bombeiros. Vítor Alves, membro da direcção da ABVVFX que lançou a ideia e acompanhou mais directamente esta iniciativa do concurso de ideias, agradeceu a disponibilidade e a forma como o Agrupamento de Escolas se envolveu neste projecto.

“Desde há muitos anos que os sócios desta associação sonham com a construção de um monumento ao bombeiro voluntário para preservar a missão e o valor desta associação. Este concurso de ideias é mais uma pedra de toque para o despertar deste sonho”, salientou, manifestando a expectativa de que as entidades oficiais apoiem formalmente esta iniciativa. Outro objectivo, referiu, é que o nome da artéria situada em frente do actual quartel dos bombeiros mude de “Barranco dos Cegos” para “Rua dos Bombeiros”. Eurico Valente, director do Agrupamento de Escolas Reynaldo dos Santos, salientou a importância dos bombeiros e deu os parabéns aos alunos

pelo trabalho desenvolvido. “Para nós foi uma grande felicidade poder colaborar com esta instituição que está ao serviço da comunidade. Temos que apoiar e colaborar com a nossa comunidade e teremos todo o gosto em colaborar em próximas iniciativas”, assegurou. A Associação de Bombeiros de Vila Franca de Xira considera que o monumento deverá ficar instalado junto ao actual quartel, na zona ajardinada situada entre a Nacional 1 e o acesso à ponte ou numa rotunda que venha, eventualmente, a ser construída na ligação entre a Rua António Lúcio Baptista e a Nacional 1.

Saiba mais na edição impressa de 20 de Junho do Voz Ribatejana

Contador de Visualizações