Vilafranquense ganha em Vizela e está perto da II Liga
Fotos de Carlos Moita Pedroso
O Vizela-Vilafranquense deste domingo obrigou a prolongamento, mas no final dos 120 minutos de jogo a equipa de Vila Franca de Xira ganhou por 2-0 e garantiu o apuramento para as meias-finais da fase de subida à II Liga. O próximo adversário dos ribatejanos é o Farense. Se levar a melhor, o Vilafranquense concretiza o feito inédito de subir à II Liga.
Na partida desta tarde em Vizela, a equipa de Vila Franca estava obrigada a vencer, depois de ter perdido, na primeira-mão, em casa, por 1-0. Com o apoio de perto de 300 adeptos, o Vilafranquense fez um jogo muito seguro e levou a melhor sobre a equipa nortenha.O primeiro golo surgiu ao minuto 19, com Luquinhas a recuperar uma bola, a meter em Luís Pinto, que desmarcou Rui Varela.
O experiente avançado da equipa ribatejana não perdoou e fez o 1-0. Os vizelenses acusaram o toque e só na segunda parte conseguiram pressionar mais a equipa de Vila Franca. A igualdade seria favorável aos minhotos, mas a defesa do Vilafranquense e o guardião Carlos Fernandes controlaram as investidas do Vizela, que só nos últimos minutos se mostrou mais perigoso.
No arranque do prolongamento, o Vizela chegou a meter bola nas redes da UDV, mas a jogada foi anulada por fora de jogo. E, no minuto seguinte, Luquinhas protagonizou a jogada decisiva, entrou pelo meio da defesa contrária e, à saída do guarda-redes, fez o 2-0. Faltavam ainda quase 30 minutos para o final do prolongamento, mas o Vilafranquense
mostrou muita qualidade no controle do jogo, assegurando o apuramento para as meias-finais desta fase final do Campeonato de Portugal. Agora, já no próximo sábado, o Vilafranquense joga no terreno do Farense. No dia 26 será a vez do Vilafranquense-Farense, talvez o jogo mais importante da história da UDV, porque pode ditar a subida à II Liga.
Saiba mais nas edições de 9 e 23 de maio do Voz Ribatejana