• Jorge Talixa

Bombeiros celebram 136 anos e inauguram três viaturas


A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira celebrou, no primeiro dia de Maio, o seu 136º. aniversário. Para além da sessão solene, as comemorações ficaram marcadas pela bênção e inauguração de três novas viaturas, duas ambulâncias pré-hospitalares e uma viatura florestal de combate a incêndios. O dia começou com cumprimentos às autoridades autárquicas e ao Ateneu Artístico Vilafranquense, seguidos de romagem ao cemitério.

Ainda durante a manhã, no Largo da Câmara, reuniram-se elementos do corpo activo e do quadro de honra e a Fanfarra da corporação vila-franquense. Perante largas dezenas de sócios e amigos da associação desenrolou-se a cerimónia de inauguração das duas ambulâncias pré-hospitalares (uma financiada pelo INEM e outra comparticipada pela Câmara) e de uma viatura florestal de combate a incêndios (financiada pelo Orçamento Participativo da Câmara vila-franquense).

Vítor Batalha, presidente da direcção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira (AHBVVFX), observou que, este ano, as comemorações do aniversário da associação, eram “um pouco diferentes do habitual, porque vamos inaugurar três viaturas que vão enriquecer a frota dos Bombeiros de Vila Franca de Xira”. Depois, Vítor Batalha explicou que a ambulância pré-hospitalar pintada de amarelo (cores habituais do INEM) vem substituir a antiga viatura do INEM colocada em Vila Franca e foi financiada pelo próprio Instituto Nacional de Emergência Médica.

Na cerimónia foi inaugurada uma outra ambulância de socorro pré-hospitalar adquirida com verbas do apoio extraordinário da Câmara às corporações do concelho aprovado para os anos de 2016 a 2018. “Temos também uma viatura florestal para combate a incêndios que vem substituir a que tínhamos e temos, que tem 22 anos e está um pouco fragilizada por um acidente que teve há 3 anos”, explicou o presidente da AHBVFX.

Já Alberto Mesquita, presidente da Câmara vila-franquense, vincou que este é um momento importante para os Bombeiros e para o concelho, com a inauguração destas três novas viaturas “muito importantes e necessárias para o dia-a-dia do socorro prestado à nossa população. A Câmara desde o primeiro momento tem vindo a apoiar estas iniciativas, como sempre fez e vai continuar a fazer”, garantiu.

As comemorações dos 136 anos dos Bombeiros de Vila Franca prosseguiram com a sessão solene que incluiu a tomada de posse do adjunto de comando Álvaro Ferreira, a promoção de bombeiros e a imposição de crachás de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses a Carlos Fernandes (presidente da mesa da assembleia-geral da associação) e a Artur Magalhães (tesoureiro da direcção).

Já no dia 5 de Maio realiza-se, no salão do quartel dos Bombeiros de Vila Franca, o 6º. Encontro Nacional de Poetas e Escritores organizado pela associação Palavra Cantada. As comemorações culminam no dia 27 de Maio com o “Dia da Criança nos Bombeiros”. A partir das 10h00 haverá várias actividades de interação dos Bombeiros vila-franquenses e da PSP com as crianças da freguesia e haverá, ainda, animação com música e insufláveis.

Saiba mais na Edição impressa de 09 de Maio do Voz Ribatejana

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações