Jorge Talixa
100 mil euros da Central de Cervejas ajudam 600 famílias
Câmara de Vila Franca de Xira e Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) assinaram um protocolo, através do qual a empresa de Vialonga contribui com 100 mil euros para o programa municipal de ajuda alimentar a famílias carenciadas. Trata-se de um apoio que a SCC concede há 12 anos consecutivos e que permite ajudar cerca de 600 famílias e instituições do concelho.
A cerimónia de assinatura do protocolo realizou-se, na segunda-feira, no auditório do Museu do Neo-Realismo, na presença de autarcas locais, responsáveis da SCC e dirigentes associativos. Este apoio anual que a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas concede desde 2006 à comunidade envolvente insere-se nas políticas de responsabilidade social da empresa e já soma um montante total de 1, 2 milhões de euros.
Inicialmente destinou-se a apoiar projectos de instituições locais mas evoluiu, desde 2008, para o apoio alimentar às famílias mais carenciadas. Com esta verba são distribuídos cabazes alimentares mensais por 600 famílias, num total próximo de 2000 pessoas. Alberto Mesquita, presidente da Câmara de Vila Franca, realçou o exemplo dado pela SCC que, vincou, gostaria que fosse reproduzido também por outras empresas locais e nacionais com intervenção no concelho.
O edil manifestou, igualmente, o desejo de que esta verba anual venha a ser actualizada em anos futuros, possibilidade que os responsáveis da SCC admitiram. “A SCC vê como essencial o apoio à comunidade onde a empresa está inserida”, observou, por seu turno, François-Xavier Mahot, presidente da comissão executiva da Sociedade Central de Cervejas,
sublinhando que a empresa procura “contribuir para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento económico e social da região. O resultado da ajuda prestada nestes 12 anos é algo que nos orgulha e que nos incentiva a renovar este protocolo, fazendo já parte do nosso legado na região”, concluiu.
Saiba mais na Edição impressa de 24 de Abril do Voz Ribatejana