• Jorge Talixa

Chuva forte enche rios e ribeiras da região


A chuva forte e persistente que se abateu sobre toda a região na manhã desta quinta-feira encheu muitas das principais linhas de água. Aconteceu assim na ribeira de Santa Sofia (Vila Franca de Xira) e no troço do Rio Grande da Pipa que atravessa Arruda dos Vinhos (ver fotos). Não há registo de danos significativos e bombeiros e protecção civil apontam apenas para dois casos de pequenas inundações em habitações.

Ao princípio da tarde desta quinta-feira (12h45), o despiste de um ligeiro no ramo de acesso à Ponte Marechal Carmona, no sentido Norte-Sul, causou, também, complicações na circulação, obrigando muitas viaturas a fazer inversão de marcha no troço da Nacional 1 que marca a entrada Norte de Vila Franca de Xira. O acidente, socorrido pelos Bombeiros de Vila Franca de Xira, provocou apenas danos na viatura e a condutora sofreu ferimentos muito ligeiros. O trânsito esteve, todavia, cortado naquele acesso durante largos minutos, gerando filas na faixa de acesso à ponte e obrigando muitos automobilistas a inverter a marcha.

A chuva forte que caiu durante toda a manhã não provocou problemas graves e há apenas registo de pequenas inundações na Merceana (Alenquer) e numa cave do Bairro do Paraíso (Vila Franca de Xira), que foram socorridas pelas respectivas corporações de bombeiros. A quantidade de precipitação gerou, todavia, um grande aumento de caudal nas principais linhas de água da região, que nalguns casos ameaçaram transbordar. O Instituto do Mar e da Atmosfera prevê a continuidade do tempo chuvoso até sexta-feira, com melhoria no sábado e o regresso da chuva no domingo.

Saiba mais na Edição de 24 de Abril do Voz Ribatejana

Contador de Visualizações