Vilafranquense garante 2º. lugar mas não pode perder nos Açores

Foto de Pedro Batalha
A União Desportiva Vilafranquense bateu o vizinho Loures, no domingo, por expressivos 3-0, em jogo da 28ª. jornada da Série D do Campeonato de Portugal. Com este resultado e beneficiando do empate do Praiense no terreno do 1º. de Dezembro, a equipa de Vila Franca de Xira já garantiu o segundo lugar da série.
Mas sabe que não pode perder já no próximo domingo no campo dos açorianos do Praiense, sob pena de comprometer as possibilidades de apuramento para o play-off que vai determinar quais são as duas equipas que sobem à II Liga. Está definido pelos regulamentos que são apurados para este play-off final os cinco vencedores das cinco séries e os três melhores segundos.
Nesta altura, o Vilafranquense até é o segundo melhor segundo colocado, mas está em igualdade pontual com o Vildemoinhos da Série C (a equipa ribatejana tem melhor diferença de golos) e tem mais dois pontos do que o Oriental da Série E. O problema é que estes dois “adversários” na corrida ao apuramento parecem ter um
calendário bastante acessível até final do campeonato e, caso somem vitórias nos jogos que faltam, o Vilafranquense pode, na melhor das hipóteses, ceder um empate e ganhar o último jogo em casa frente ao Alcanenense. Por isso, a partida do próximo domingo é especialmente importante. O Praiense já não tem possibilidades de alcançar o Vilafranquense no segundo lugar, mas pode complicar a vida à equipa ribatejana.
No jogo frente ao Loures, o Vilafranquense foi claramente superior e marcou por intermédio de João Freitas (foto) ao minuto 27, Luquinhas (38) e Anta (70). O sorteio do play-off está marcado para esta quarta-feira e já têm apuramento garantido as equipas do Vizela, União de Leiria, Mafra e Farense.
Saiba mais na edição impressa de 11 de Abril do Voz Ribatejana