Investimento de 30 milhões avança na Lezíria de Vila Franca
O sistema de regadio da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira vai ter uma nova obra de modernização num investimento global de cerca de 30 milhões de euros. A empreitada foi consignada este sábado numa cerimónia que contou com a presença do primeiro-ministro e do ministro da Agricultura.
Os governantes apresentaram também o Programa Nacional de Regadio, com investimentos de 534 milhões de euros até 2022. Esta nova fase de modernização do Aproveitamento Hidroagrícola da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira (ABLGVFX) contempla a construção de duas novas estações elevatórias, que vão captar água no Tejo e no rio do Risco e distribuí-la, depois, por 2307 hectares da Lezíria Norte, com 34, 5 quilómetros de rede de rega e 150 bocas de rega.
Os trabalhos deverão estar concluídos dentro de dois anos.
Este é um dos principais empreendimentos do Programa Nacional de Regadio (PNR) que o Governo apresentou, também, este sábado, na sede da ABLGVFX. De acordo com o ministro Capoulas Santos já estão aprovados 22 projectos no âmbito deste PNR e outros 32 empreendimentos candidatados estão em fase de apreciação.
Tudo deverá ficar totalmente definido até final deste ano, seguindo-se quatro anos de execução até final de 2022. Em causa estão projectos que deverão beneficiar 95 mil hectares de regadio – 54 mil em novas áreas de regadio e 41 mil de sistemas já existentes que vão ser modernizados.
De acordo com as contas do Governo, todo este programa deverá gerar um valor acrescentado bruto anual de 280 milhões de euros e criar 10 550 novos postos de trabalho. Dos 22 projectos já aprovados, cinco situam-se na zona do Algarve e Sudoeste Alentejano, sete no restante território alentejano, outros sete no Litoral Norte e Centro e três no Interior Norte e Centro.
Saiba mais na Edição impressa de 14 de Março do Voz Ribatejana