Jorge Talixa
Empate caseiro com Fátima atrapalha Vilafranquense
O Vilafranquense não conseguiu melhor que um empate caseiro a um golo frente ao Fátima, em jogo da vigésima-primeira jornada do Campeonato de Portugal disputado no domingo. Com este resultado, a equipa de Vila Franca de Xira manteve o segundo lugar da Série D, mas desperdiçou uma boa oportunidade de se aproximar do líder Mafra e tem agora mais perto os açorianos do Praiense.
O jogo frente ao Clube Desportivo de Fátima não se antevia fácil. A equipa da terra das aparições está a meio da tabela, mas tem um bom plantel e, não fora o arranque tremido, poderia estar agora entre os primeiros da classificação. Por várias razões, eventualmente também pela ausência no onze titular de figuras como Luquinhas e Denis Martins, o certo é que o Vilafranquense fez uma primeira parte bastante fraca e raramente criou perigo. Já no minuto final da primeira parte acabou por ser o Fátima, sempre atento ao contra-ataque, a inaugurar o marcador por intermédio do jovem Jeka.
O intervalo acentuou, por isso, algum nervosismo entre as hostes de Vila Franca. No arranque da segunda parte notou-se mais vontade dos vila-franquenses, mas as coisas continuavam a não sair bem e as jogadas de perigo escasseavam. Vasco Matos, técnico da equipa ribatejana, viu-se obrigado a recorrer aos avançados Luquinhas (ficara no banco por não estar nas melhores condições físicas) e Rui Varela, mas acabou por ser um defesa, o central João Freitas, a marcar, já à passagem do minuto 73. Até final, a UDV ainda tentou, sem êxito, chegar ao golo da vitória.
Com este resultado, o Vilafranquensde manteve o segundo lugar da Série D e os danos não foram maiores porque o Mafra também empatou, a dois golos, nas Caldas. Já o Praiense bateu o Sacavenense e está, agora, a cinco pontos do Vilafranquense. No próximo domingo, a UDV joga no terreno do Eléctrico de Ponte de Sor e, no fim-de-semana seguinte, recebe o Mafra.
Saiba mais na Edição impressa de 28 de Fevereiro do Voz Ribatejana