Jorge Talixa
Grupo do Pingo Doce já comprou terreno na Castanheira
O contrato de aquisição das parcelas da Plataforma Logística onde será construído um grande centro de distribuição do Grupo Jerónimo Martins já está assinado. A empresa que detém a cadeia de lojas Pingo Doce deverá investir mais de 80 milhões de euros neste complexo a instalar na Castanheira do Ribatejo e criar cerca de 400 postos de trabalho. O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, julga que este será o impulso que faltava para dinamizar a plataforma logística “parada” desde 2010.
A empresa espanhola Saba, detentora da Plataforma Logística de Lisboa Norte (PLLN), e a Jerónimo Martins celebraram, no final de Novembro, o contrato final, segundo confirma Alberto Mesquita, que sabe que há negociações avançadas para um segundo investimento importante na PLLN. “A localização privilegiada para o desenvolvimento económico do concelho é ali, na zona onde está a plataforma logística. Sempre disse que, quando começassem a vir empresas, aquela plataforma ia ter o uso para o qual foi concebida.
O contrato de aquisição pela Jerónimo Martins foi fechado no final de Novembro, depois de muitas dificuldades que foram ultrapassadas. Estamos a falar de uma intervenção de muitos milhões de euros e são algumas centenas de postos de trabalho que vêm para ali”, garantiu o edil, frisando que “há uma outra empresa que também está a trabalhar com os serviços de urbanismo da Câmara para se instalar ali. As empresas vão-se instalando e outras vêm a seguir”, observou.
Já o Grupo Jerónimo Martins confirma apenas que vai construir na Castanheira do Ribatejo o seu grande centro de distribuição para a zona centro-sul do País e que esta infra-estrutura terá características semelhantes à que foi inaugurada em Outubro em Alfena (concelho de Valongo), onde foram investidos cerca de 80 milhões de euros. “Por se encontrar numa fase preliminar, é prematuro adiantar mais informação sobre este investimento”, refere.
Saiba mais na Edição impressa de 31 de Janeiro do Voz Ribatejana