• Jorge Talixa

“Dia Aberto” com mais de 350 actividades nos centros de saúde


Caminhadas, aulas de zumba, sessões de relaxamento e de gestão de stress, exercícios na sala de espera, sessões de educação para a saúde, rastreios da diabetes e até mesmo workshops de cozinha e de alimentação saudável. Estas foram algumas das mais de 350 atividades que foram dinamizadas no primeiro “Dia Aberto dos Centros de Saúde da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT)”. O evento, sob o mote “Mais Vida, Mais Saúde”, decorreu no dia 14 de Novembro e envolveu muitos milhares de utentes. Na região, as unidades de saúde dos agrupamentos do Estuário do Tejo, da Lezíria e do Oeste também organizaram largas dezenas de iniciativas.

“Com este ‘Mais Vida, Mais Saúde’ queremos evidenciar muito do trabalho de promoção de estilos de vida saudável que os nossos Centros de Saúde já fazem. Este primeiro Dia Aberto coincide com o Dia Mundial da Diabetes, precisamente por esta ser uma doença com uma relação muito direta com os hábitos alimentares incorretos e com o sedentarismo que temos hoje em dia”, explicou a presidente do Conselho Diretivo da ARSLVT, Rosa Valente de Matos.

“Os Centros de Saúde, através da Equipa de Família, são o sítio certo para se falar mais de saúde e menos de doença. Colocar o cidadão no centro do sistema passa por ‘prescrevermos’ uma vida saudável e que permita que vivamos mais anos com qualidade. Não basta aumentar a esperança média de vida, é preciso que esse crescimento seja acompanhado por um envelhecimento ativo. Temos de dar mais anos à vida, mas também mais vida aos anos”, reforça Rosa Valente de Matos.

Tags:

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações