Jorge Talixa
Vilafranquense SAD diz “adeus” à subida e a Vila Franca

A União Desportiva Vilafranquense Futebol SAD perdeu, esta segunda-feira, com o Estrela da Amadora, por 0-1 e parece ter hipotecado as últimas hipóteses de ainda lutar pela subida à I Liga. Ao mesmo tempo foi conhecido o acordo através do qual a SAD criada em Vila Franca de Xira pretende mudar-se para a Vila das Aves, adoptando um novo nome e um novo emblema.
No jogo de segunda-feira, o técnico Ricardo Chéu promoveu algumas alterações no onze inicial, com as entradas do lateral Bruno Silva, do médio João Amorim e do avançado Sangaré. Bernardo, que se destacara nas últimas partidas ficou no banco. O jogo era de alguma forma decisivo para o Vilafranquense, que estava a dez pontos do Farense e a nove pontos do Estrela da Amadora.
Só uma vitória interessava à equipa de Vila Franca para tentar encurtar distâncias. O jogo decorre equilibrado, mas o Estrela da Amadora mostrava-se mais seguro e mais incisivo no ataque. O Vilafrnquense recorria muito a lançamentos em profundidade sem grande sucesso, com Nenê e Sangaré algo desamparados no meio da defesa contrária.
No arranque do segundo tempo, o Vilafranquense pareceu mais organizado e mais perigoso no ataque. Revelava, todavia, muitas dificuldades para entrar na defesa contrária e o recurso acabaram por ser os remates de fora da área de Jon Mercado e de Nenê.
Ricardo Chéu ainda promoveu algumas substituições, mas acabou por ser o Estrela a marcar o golo decisivo o minuto 78, numa boa jogada que culminou com um remate forte de Vitó. Até final o Vilafranquense ainda tentou reagir, mas sem sucesso.
A seis jornadas do fim a equipa ribatejana está a doze pontos do segundo lugar e a dez do terceiro e deverá começar já a preparar a nova temporada, onde muita coisa vai mudar e a sociedade anónima desportiva deverá fixar a base na Vila da Aves (concelho de Santo Tirso), num processo rodeado de muita controvérsia.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana