Vilafranquense bate Porto B e reforça 2º. Lugar
- Jorge Talixa
- 3 de set. de 2022
- 2 min de leitura

Com um grande golo de Nenê ao minuto 61, a União Desportiva Vilafranquense bateu o Porto B por 1-0 e cimentou a segunda posição na tabela da II Liga. Os ribatejanos somam, assim, quatro vitórias consecutivas e estão a 3 pontos do líder Moreirense.
O jogo disputado no complexo desportivo do Olival, em Vila Nova de Gaia, foi repartido, mas o Vilafranquense mostrou-se sempre mais perigoso e não permitiu grandes veleidades aos nortenhos. O técnico Rui Borges manteve aquele que tem sido o onze base da equipa de Vila Franca de Xira, apenas com a entrada de Zimbabwe para o lugar de Ricardo Dias.
A partida começou com mais alguma posse de bola para o Porto B, com uma equipa mesclada de jovens e de jogadores experientes como Silvestre Varela. Mas o Vilafranquense ganhou, pouco a pouco, o controle do jogo, pressionou mais a defesa portista e criou várias oportunidades, por intermédio de Nenê, Ceitil e Gabriel Pereira.
Para o segundo tempo, os técnicos Rui Borges e António Folha não mexeram nos onzes iniciais, o jogo manteve-se repartido, mas, com mais espaço, o Vilafranquense revelou-se mais perigoso. Até que, ao minuto 61, num contra-ataque dos ribatejanos, Edson Farias solicitou Nenê na direita, que rematou forte ao ângulo da baliza de Gonçalo Ribeiro, fazendo o 0-1.
O Porto B tentou reagir, António Folha fez mais quatro substituições, mas sem grande sucesso e só por uma vez Pedro Trigueira foi obrigado a uma intervenção mais apertada. Com mais esta vitória, o Vilafranquense reforçou a segunda posição da tabela, com 12 pontos, menos 3 do que o Moreirense e mais 4 do que o Farense que, no domingo, recebe o Covilhã. Na próxima jornada, a equipa de Vila Franca recebe o Benfica B.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana